Instituto Integrar

#Destaques | 01/03/2024

Café da manhã com o Deputado Federal Alexandre Lindenmayer foi marcado por discussões sobre a importância de investimentos em qualificação

A retomada dos trabalhos do Instituto de Formação e Pesquisa Integrar tem sido marcada por importantes articulações junto a diversos setores da sociedade. Envolvendo associações de bairro e cooperativas, institutos de educação e lideranças políticas municipais, estaduais e federais, estão se construindo parcerias e apoios para a execução de projetos voltados à qualificação e conscientização dos trabalhadores e trabalhadoras, a partir de temas fundamentais para um desenvolvimento social mais justo e solidário.

Neste sentido, o Instituto, em parceria com a Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTMRS), realizou na manhã desta sexta-feira (01) um café da manhã com o Deputado Federal Alexandre Lindenmayer (PT-RS). O encontro, sediado nos metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, discutiu as possibilidades de apoio às ações do Integrar, contando também com a presença da Vereadora de Canoas, Maria Eunice (PT-RS) e do ex-prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi (PT-RS).

Ao apresentar o trabalho e as parcerias construídas no último período, Docimar Querubin, coordenador técnico do Integrar, relatou brevemente sobre as origens do Instituto junto aos metalúrgicos e metalúrgicas da CUT, aspecto que reforça o compromisso e a preocupação constantes com a formação da classe trabalhadora. No entanto, destacou que o novo momento do Integrar é marcado pela expansão da atuação, voltando-se também à toda a sociedade, por meio de projetos no campo educacional junto aos bairros e comunidades.

Paulo Chitolina, que presidente o Integrar e também é diretor de formação da FTMRS, falou sobre as tratativas do Instituto para a criação de um curso superior para dirigentes sindicais. A demanda, apontou Chitolina, nasce da necessidade de qualificar os trabalhadores e trabalhadoras que estão a frente dos Sindicatos para as negociações dentro da nova realidade do mundo do trabalho, proporcionando ao mesmo tempo uma formação superior reconhecida e a vivência no campo acadêmico.

Ao tomar conhecimento sobre as atividades do Integrar, o Deputado Alexandre Lindenmayer agradeceu o convite e parabenizou as iniciativas, ressaltando a satisfação em poder discutir e construir parcerias promissoras junto ao Instituto. Segundo ele, o apoio à projetos de formação é fundamental e a conscientização dos trabalhadores também é um aspecto indispensável neste momento.

É preciso construir essas possibilidades de formação e qualificação de modo que o trabalhador e trabalhadora saiam conscientes de como isso foi possível, com incentivo público e parcerias. Essa consciência é fundamental”, ressaltou Lindenmayer.

Fonte: Rita Garrido / Instituto Integrar

Publicado em:01/03/2024