#Destaques | 03/04/2023

O movimento sindical no Brasil vem enfrentando nos últimos anos uma série de desafios para se manter como instrumento de luta e representação da classe trabalhadora. Os sindicatos de base, em especial, trabalham tanto na frente da conscientização dos trabalhadores e da defesa de direitos, como na manutenção das sedes, que são espaços mantidos por associados e associadas para o acolhimento e a prestação de auxílio à toda a categoria. E para tornar transparente o processo de arrecadação e investimentos, anualmente o Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita busca, por meio de sua Prestação de Contas, divulgar o trabalho realizado no exercício do último ano. Confira o demonstrativo geral na tabela ao lado (página 2) e a análise a seguir.

NOSSA SEDE SOCIAL

Ainda que os anos de 2020 e 2021 tenham sido marcados por restrições e adaptações da ação sindical, em razão da pandemia da COVID-19, o Sindicato não deixou de investir na manutenção da sede e dos serviços prestados, conforme declarado na prestação de contas dos respectivos anos. Em razão disso, durante o ano de 2022, toda a estrutura de auxílio e atendimento da sede permaneceu em pleno funcionamento, de forma 100% presencial, contando com atendimento clínico e odontológico em dois turnos no ambulatório médico, com plantões jurídicos nas áreas trabalhista, previdenciária, acidente do trabalho, consumidor e civil, e ainda, com atendimento administrativo ampliado, que passou a oferecer gratuitamente a toda a comunidade o serviço de Cálculo do Tempo para a Aposentadoria.

No que diz respeito às receitas do ano, destaca-se o retorno de crédito da Usina de Energia, que são as placas de energia solar implementadas em 2021. Além de ser uma forma sustentável e mais econômica, o investimento alivia os gastos com luz na sede e, consequentemente, incrementa o orçamento das receitas do Sindicato, que no exercício em análise foi de R$ 2.757.339,64.

A arrecadação do período, composta em mais de 80% pela mensalidade dos associados e pela Taxa Negocial, também vem permitindo que o Sindicato faça o abatimento do empréstimo requerido junto à CRESOL, cooperativa de crédito parceira do movimento sindical. Assim, há previsão de que as despesas financeiras assumidas para a troca do telhado do Ginásio de Esportes, para a adequação do PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios), e para a implementação da energia solar possam ser quitadas ainda antes do prazo previsto.

QUADRO DE ASSOCIADOS FORTALECE A ENTIDADE

Com a casa arrumada, o Sindicato também conseguiu em 2022 trabalhar em uma Campanha de Sindicalização. A ação, intitulada “Juntos, no Trabalho e na Vida”, já conquistou mais de 750 novos sócios e sócias. Sem poder atuar efetivamente em ações para a ampliação do quadro de associados desde 2020, a direção se empenhou no último ano em construir uma campanha próxima da categoria, com uma agenda ampla de visitas às fábricas e com a tradicional entrega dos brindes.

O investimento da ação foi, principalmente, na aquisição do kit (caixa de som bluethooth a prova d’água, copo térmico e mochila de nylon) entregue aos novos sócios e também aos veteranos, conjuntamente com uma cartilha impressa atualizada com a relação de convênios e benefícios exclusivos oferecidos aos trabalhadores/as. O material reforçou o compromisso do Sindicato com os trabalhadores que atualmente fortalecem a luta dos metalúrgicos, assim como deu boas vindas àqueles e àquelas que adentraram o quadro de sócios, e assim, passaram a fortalecer a luta sindical na base.

O presidente do Sindicato, Paulo Chitolina, destaca que o impacto maior da Campanha de Sindicalização de 2022 poderá ser dimensionado no exercício das contas de 2023, quando a arrecadação das mensalidades for analisada. Ainda assim, afirma que a expectativa da entidade é de um ano ainda mais positivo para investimentos e melhorias à categoria. “O momento está mais favorável para as nossas lutas e certamente o Sindicato não vai medir esforços para melhorar o auxílio prestado aos metalúrgicos e metalúrgicas, seja na sede ou no trabalho no dia a dia das fábricas. Também manterá a campanha de sindicalização ao longo do ano, com momentos de maior empenho nas ações, mas de forma contínua buscando novos sócios para o quadro”.

COLÔNIA DE FÉRIAS: IMPACTO DA SINDICALIZAÇÃO NO ESPAÇO DE LAZER DO SINDICATO

Em 2022, conforme se realiza anualmente, o Sindicato trabalhou na revisão e manutenção do espaço de lazer da categoria, como forma de garantir uma boa estadia aos sócios assíduos, mas também aos trabalhadores que aderiram à campanha de sindicalização. Para tanto, foi realizada a renovação da pintura de toda a CF, melhorias e adequações na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a substituição de alguns itens que integram os apartamentos (geladeiras, fogões, colchões, etc…).

Conforme afirma o tesoureiro Flávio Souza, o Flavião, já se constata que na temporada 2022/2023 de veraneio houve expressivo aumento do movimento na Colônia de Férias. “Nós percebemos que em apenas uma ou outra semana a Colônia não esteve 100% ocupada, o que nos dá indícios de que a campanha também ajudou a movimentar este espaço que é pensado para o descanso dos trabalhadores. Para nós, é uma grande satisfação ver os trabalhadores aproveitando o litoral. Mas só vamos confirmar esta informação na próxima prestação de contas”.

CONFIRA O DEMONSTRATIVO ABAIXO:

Fonte: STIMMMEC

Publicado em:03/04/2023