#Destaques | 20/04/2023

Sem perspectiva de novas demandas de produção, a empresa PLA, localizada em Canoas, anunciou que vai aderir ao Lay Off (suspensão temporária do contrato de trabalho), para 43 funcionários, durante um período de dois meses. O Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita recebeu a proposta de como funcionaria o processo e, ao analisar ponto a ponto do documento, apresentou uma contraproposta, criada juntamente com a assessoria jurídica da Instituição, que assegura da melhor forma possível os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa. Os funcionários passarão por um período de inatividade de seus postos de trabalho.

Na proposta conquista e apresentada pelo Sindicato consta: Manutenção do rendimento líquido e dos benefícios; Multa rescisória adicional de 2 salários em caso de demissões (dos que estiveram em Lay Off) nos 3 meses posteriores ao término da suspensão do contrato de trabalho; Auxílio alimentação no valor de R$350,00, através de um cartão específico e Prêmio assiduidade de R$50,00.

Na quarta-feira (19), os diretores sindicais realizaram, dentro da empresa, uma assembleia com os funcionários, a fim de apresentar a proposta para que fosse aceita ou não por eles. O Secretário de Organização e Política Sindical, Antonio Munari, destacou a importância que o Sindicato tem neste tipo de negociação. “São nesses momentos críticos em que fica claro como a participação do movimento sindical é indispensável, apenas unidos e bem organizados conseguimos garantir nossos direitos.” Além disso, Munari aproveitou o momento para reforçar a importância da sindicalização, que “garante a união e a participação da base metalúrgica nas lutas do dia a dia”.

Secretário de Organização e Política Sindical, Antonio Munari

O Presidente do Sindicato, Paulo Chitolina, conduziu a assembleia, apresentando os pontos do acordo e esclarecendo as dúvidas que surgiram ao longo da conversa. Além disso, explicou como deverá ser conduzido o período de Lay Off. “A empresa vai manter os contratos de vocês, assim como os benefícios de vale refeição e vale transporte. Neste período vocês irão fazer um curso ministrado pelo SENAI e vão precisar frequentar o curso regularmente para que recebam o benefício do Governo”, enfatizou.

O Presidente do Sindicato, Paulo Chitolina, conduziu a assembleia no dia 19 de abril

A Dra. Larissa Garcia, assessora jurídica do Sindicato, acompanhou a assembleia e orientou os trabalhadores e trabalhadoras cessando suas dúvidas e explicando os detalhes sobre a situação. Os funcionários ainda aproveitaram a presença da advogada para entenderem como o Lay Off poderá afetar seus seguros desemprego, estabilidades e recebimentos dos seus benefícios. Ao final da conversa, a proposta foi colocada em votação e aceita por unanimidade.

Dra. Larissa Garcia tira dúvidas dos trabalhadores/as

O que é Lay Off?

Em português, o termo em inglês Lay Off significa “período de inatividade”. Ou seja, trata-se de uma suspensão temporária do contrato de trabalho, da diminuição do salário ou da jornada de trabalho, para redução de pessoal ou redução de custos conforme os contextos. É uma fase em que o trabalhador é afastado ou tem a jornada reduzida sem ser demitido da empresa.

Publicado em:20/04/2023