
Rafaela Amaral
#Destaques | 06/05/2025
Após iniciarem uma paralisação nesta segunda-feira (5), trabalhadores retomaram o trabalho depois de negociações realizadas pelo Sindicato
Na manhã desta segunda-feira (5), os trabalhadores da Engevale que vieram de outros estados e cidades e estão atuando na Pré-Parada de Manutenção da REFAP, em Canoas, paralisaram as atividades no interior da refinaria. O grupo estava reivindicando o pagamento de uma ajuda de custo e o reembolso das passagens de viagem desde terça-feira (29).
Ao tomar conhecimento da paralisação, o Sindicato foi ao local e imediatamente abriu negociações com a empresa. Com previsão de uma Parada de Manutenção para a segunda quinzena de maio, a entidade tem cobrado das empresas terceiras a priorização da contratação de mão de obra local e, para os casos de trabalhadores/as vindos de fora do Estado, o pagamento de uma ajuda de custo e o reembolso das passagens.
Após negociações, a empresa se comprometeu a fazer o acerto com os trabalhadores. Além disso, o Sindicato deve apresentar para a empresa uma relação de trabalhadores com questões específicas que também deverão ser solucionadas.
Uma assembleia foi realizada com os terceirizados que estavam no local e ao aprovarem o encerramento do movimento o trabalho foi retomado ainda na manhã desta terça-feira (6).
