#Destaques | 02/12/2014
O projeto “Cidades da Solda/Canoas RS”, que capacita profissionalmente homens e mulheres entre 18 e 59 anos, na função de soldadores de eletrodo revestido, teve seu contrato renovado na manhã desta terça-feira, 2 de dezembro, em solenidade realizada na Prefeitura de Canoas.
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), o convênio entre a Prefeitura de Canoas, Petrobras, Instituto Integrar e Senai Cypriano Micheletto, com a parceria de várias empresas e o Sindicato dos Metalúrgicos, já está com inscrições abertas para 10 turmas de 20 alunos nas unidades do Cras – Centro de Referência de Assistência Social.
Segundo o coordenador técnico e pedagógico dos Instituto Integrar, Canoas é a primeira e única cidade do Estado a realizar o projeto, que é voltado ao desenvolvimento regional e à qualificação dos moradores da cidade. Na primeira edição, cerca de 480 alunos fizeram o curso, que teve evasão bastante baixa e empregabilidade bastante satisfatória (dois/terços dos alunos conquistaram emprego na área). Outro dado importante: 30% dos alunos eram mulheres, boa parte chefes de família.
Durante a solenidade, a secretária Maria Eunice Dias, da SMDS, destacou a institucionalidade do projeto, o trabalho coletivo de empresários, trabalhadores e instituições públicas que garantem a viabilidade do Cidades de Solda. O gerente geral da Refinaria Alberto Paqualini (Refap), em Canoas, João Adolfo Oderich, salientou que “o profissional da solda é bastante reconhecido e bem remunerado” no mercado de trabalho cada vez mais avançado tecnologicamente e exigente quanto à prevenção e à segurança, como é o caso da Petrobras. Por fim, saudou a boa presença feminina nos cursos. O representante do Senai, Cezar Hepp, e o coordenador estadual do Instituto Integrar, Paulo Chitolina, destacaram a capacitação elevada dos alunos, que saem para o mercado de trabalho qualificados e com conhecimento de questões voltadas à segurança e cidadania. “Acredito que esta nova etapa do projeto será melhor porque já conhecemos as dificuldades e certamente vamos cometer menos erros”, disse Chitolina.
A solenidade foi encerrada pelo prefeito Jairo Jorge, que mostrou-se entusiasmado com os resultados do curso, garantindo a participação da prefeitura nos próximos dois anos. Jairo aproveitou a presença de empresários e do gerente da Refap para declarar solidariedade a todos os servidores da Petrobras, empresa que vem sofrendo ataques por parte de muita gente no mundo interessada para que a estatal não seja a empresa que é. “A minoria da minoria envolvida nos casos de corrupção não compromete a boa imagem da empresa e de seus servidores”, afirmou.
Parcerias
O curso “Cidades da Solda” é ministrado em espaço próprio, na Rua Hermes da Fonseca, 332, no Bairro Rio Branco, Canoas. Ele foi montado com a participação do seguintes parceiros: ESAB, Belgo Bekaert Arames, Liess, Whitte Martins, UTC Engenharia, Estrutural, Centro Clínico Gaúcho, Woida Magnago Skrebsky Colla & Advogados Associados, HP Parafusos, Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, Luma Cor e Madef.
Por: Geraldo Muzykant – Jornalista