Escrito por

#Notícias | 03/11/2015

Durante a formatura, entidades reivindicam renovação do contrato dos cursos

 

Desenvolvido pelo Instituto Integrar, Prefeitura de Canoas e Senai, com o patrocínio da Petrobras e o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos e de dez empresas da região, o Projeto Cidades da Solda, de qualificação profissional para soldadores de Eletrodo Revestido, formou na última sexta-feira, 30 de outubro, mais duas turmas. No total, 36 alunos conquistaram capacitação profissional para uma função que tem boa perspectivas no mercado formal de trabalho.

Formatura301015 (2)

“Terei agora mais espaço no mercado de trabalho e oportunidade de dar uma melhor qualidade de vida para minha família. Eu e meus colegas de curso agradecemos a todos que nos ajudaram a crescer profisionalmente”, disse Lucas Wolff, representante dos formandos.

Formatura301015 (13)

Além dos formandos, participaram da solenidade o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e coordenador estadual do Instituto Integrar, Paulo Chitolina, o coordenador da Área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Refap/Petrobrás, Gilnei Oliveira, o representante do SENAI, Ademir Lerner, o diretor da White Martins, Alécio Frainer, e a secretária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Eunice Dias Wolf, representando na ocasião o prefeito Jairo Jorge.

Formatura301015 (27)

Desde que foi criado, em 2012, o Projeto Cidades da Solda já formou 591 alunos em Canoas, incluindo os 36 formandos. Segundo o coordenador pedagógico do Instituto Integrar, Docimar Querubin, nesta última etapa de formação, apenas quatro alunos desistiram da formação e, portanto, não concluíram o curso.

Formatura301015 (35)

Para a secretária Maria Eunice Dias Wolf, o projeto é muito importante porque também contribui para o aprendizado sobre os direitos profissionais e cidadania, garantindo a possibilidade de inserção no mercado de trabalho.

Formatura301015 (36)

Renovação de contratos

 

Durante a formatura, os coordenadores do curso destacaram a institucionalidade do projeto e o trabalho coletivo de empresários, trabalhadores e instituições públicas que garantem a viabilidade do Cidades de Solda. Também mostraram a preocupação relacionada à possibilidade de não renovação dos contratos que viabilizam o curso.

Formatura301015 (55)

“Canoas é a primeira e única cidade do Estado a realizar o projeto, que é voltado ao desenvolvimento regional e à qualificação dos moradores da cidade. Tem baixíssima evasão e empregabilidade bastante satisfatória, pois 76% dos alunos conquistam emprego na área. Além do mais, 30% dos alunos são mulheres, boa parte chefes de família. Por tudo isso, é muito importante que as entidades que desenvolvem, patrocinam e apóiam o projeto lutem para a continuidade do mesmo, enfim, lutem pela renovação dos contratos”, afirmou Paulo Chitolina.

Fontes:

Publicado em:03/11/2015

Voltar

Notícias Relacionadas