#Notícias | 03/07/2015
Ao todo, 489 alunos já se formaram pelo projeto na cidade
“Aceitamos o desafio e não desistimos, estamos aqui por nossos filhos e por um futuro melhor”. Esta foi a declaração de Jordana Teixeira Marques, uma das 33 diplomadas pelo projeto Cidade da Solda de Canoas. O ato ocorreu nesta quarta-feira, dia 1º de julho, no auditório Sady Schiwitz. Ela foi escolhida para ser oradora da turma do período da tarde. “Tenho orgulho deste diploma”, concluiu. “É a vitória da perseverança”, ressaltou o orador da turma da noite, Alexsando Kolman César.
O Gerente de Operações do Senai, Cézar Hepp, disse que todos ali são vitoriosos. “Geramos oportunidades para o mercado de trabalho e isto só acontece com formação”, afirmou. Representante da Refap no ato, Sílvia Machado declarou seu orgulho de acompanhar este projeto desde o seu início.
Canoas é a única cidade que mantém o Projeto Cidade da Solda no país, lembrou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Eunice Wolf Dias. De acordo com ela, isto se deve, principalmente, à garra e ao esforço do prefeito Jairo Jorge. “O curso tem efetividade, garantindo bons empregos e serve como estímulo ao empreendedorismo”, apontou.
Formação
A capacitação pelo Projeto Cidade da Solda é desenvolvida em parceria entre a Prefeitura de Canoas, Petrobras, Senai e Instituto Integrar. O objetivo é promover a formação profissional para pessoas de comunidades em vulnerabilidade social, contribuindo para seu ingresso ou progresso no mercado de trabalho. A partir de uma seleção baseada em critérios socioeconômicos, a iniciativa prevê a capacitação de cidadãos canoenses para o trabalho de Soldador em Eletrodo Revestido.
O curso é oferecido em dois turnos, com duração de três meses cada ciclo. A capacitação técnica, bem como a certificação, é realizada pelo Senai. Para participar, é necessário ser cidadão canoense e ter entre 18 e 59 anos. A formação existe desde julho de 2012, e 489 alunos já se formaram pelo Projeto Cidade da Solda em Canoas.”Estou emocionada e orgulhosa, foi muito puxado, mas valeu a pena esta formação”, destacou a soldadora de componentes eletrônicos Janira Maria de Brito, 58 anos.
O Banco de Oportunidades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico fez o cadastramento de 13 trabalhadores, antes da cerimônia de formatura. O Banco de Oportunidades é uma ferramenta que possibilita expandir as chances do trabalhador na busca de uma colocação profissional no mercado de trabalho em Canoas.
Presenças
Estiveram presentes na solenidade o Coordenador do Instituo Integrar, Paulo Chitolina, o Gerente de Operações do SENAI, Cézar Hepp, e a representante da Refap, Sílvia Machado.
Fonte: Instituto Integrar