#Destaques | 04/08/2021

Série de encontros virtuais é promovida pelos sindicatos metalúrgicos da Região Metropolitana

Na noite da última terça-feira (03), aconteceu o primeiro Ciclo de Debates dos Metalúrgicos da Região Metropolitana. Realizado de forma virtual por conta da pandemia, os encontros são uma iniciativa das entidades sindicais para a formação dos dirigentes da categoria.

Na primeira reunião, o tema foi Previdência Social e a relação com os Sindicatos dos Trabalhadores. Jeferson Montenegro, Chefe do Serviço de Benefícios da Gerência Executiva da cidade de Canoas, abriu os debates falando sobre a história, importância da Previdência Social e o papel de atuação dos dirigentes enquanto formadores de opinião e referência para os trabalhadores da categoria “Ela é um sistema de proteção que atua na vida do cidadão antes mesmo de seu nascimento, dando suporte para a gestante, proteção durante a sua vida de trabalho e se estendendo após sua morte com as pensões. Garantindo proteção para o indivíduo e sua família. A previdência deve ser protegida e valorizada como um patrimônio público.” destacou.

Os quase 70 participantes debateram sobre aposentadorias por tempo de contribuição, aposentadoria por Idade urbana e tempo de contribuição por pontos. Os dirigentes também trouxeram temas específicos que são recorrentes na categoria metalúrgica, como as aposentadorias especiais por tempo de exposição a agentes nocivos, que forçam trabalhadores a se aposentar mais cedo e com valores inferiores por não terem condições de saúde para seguir atuando nas mesmas funções. Jeferson classificou como “piada” as novas regras de transição para o cálculo da aposentadoria após a Reforma da Previdência, em 2019, fazendo com que os trabalhadores precisem de uma soma absurda de idade mais o tempo de contribuição para receber o benefício.

O ciclo de debates é organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Sindicato dos Metalúrgicos de Cachoeirinha e vai promover mais quatro encontros virtuais durante os meses de Agosto e Setembro para abordar outros temas pertinentes aos trabalhadores da categoria.

Fonte: STIMEPA

Publicado em:04/08/2021