Rafaela Amaral

#Notícias | 26/03/2024

Com o objetivo de planejar as ações da Campanha Salarial 2024, a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita se reuniu na manhã desta terça-feira (26). Durante o encontro, a assessora jurídica do Sindicato, Fernanda Livi, apresentou dados e cenários atuais das empresas da base, além de destacar as principais reivindicações identificadas como necessárias para este ano.

O advogado Lauro Magnago, assessor jurídico da instituição, fez uma análise e apresentou a pauta discutida em Plenária Estadual realizada pela Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS), no dia 21 de março. Na ocasião, os metalúrgicos do Estado encaminharam a pedida de reposição do INPC nos salários, além de um reajuste real, entre outras reivindicações que serão discutidas de forma unificada na Campanha do Macrossetor da Indústria da CUT-RS.

Assessor jurídico, Lauro Magnago

Discussões sobre novas formas de organizações marcaram a manhã

Durante toda a manhã os diretores apresentaram pontos de preocupações e ideias para renovar a forma de como as campanhas têm sido conduzidas nos últimos anos. Segundo o Vice presidente do Sindicato, Silvio Bica, “precisamos entender a força que nós temos, nossos movimentos fazem diferença na realidade dos trabalhadores que representamos. Por isso, o novo foco precisa ser na unidade com os trabalhadores e trabalhadoras, precisamos ver eles participando ativamente da Campanha.”

Paulo Chitolina, presidente do Sindicato, trouxe um panorama sobre as discussões e reivindicações da categoria, analisando com os dirigentes as melhores estratégias para a Campanha que se aproxima. “Acredito que precisamos ouvir os trabalhadores e trabalhadoras das fábricas, entender com eles quais são suas reivindicações e expectativas para decidirmos quais as ações que vamos realizar”, explicou.

Após discutirem e tirarem suas dúvidas sobre questões jurídicas, os diretores também conversaram sobre pautas específicas para as trabalhadoras da categoria. A conversa se deu a partir dos 13 pontos de pauta criados pelo Coletivo de Mulheres Gabi da FTM-RS. “Agora, a partir desses pontos, vamos avaliar e decidir quais serão incluídos na nossa pauta de Canoas e Nova Santa Rita”, explicou Fernanda Livi.

Diretores sindicais discutem estratégias para a Campanha Salarial 2024

Publicado em:26/03/2024