Rita Garrido

#Notícias | 17/06/2024

Estado de calamidade pública exigiu mudanças na Campanha Salarial e iniciativas do Sindicato junto à população atingida

Os metalúrgicos e metalúrgicas de Canoas e Nova Santa Rita já estavam mobilizados em mais uma Campanha Salarial, neste ano unificada pelo Macrossetor da Indústria da CUTRS, quando a tragédia das enchentes atingiu o Estado. Em razão da situação de calamidade pública, muitos trabalhadores/as e empresas necessitaram de ações imediatas para amenizar os impactos causados pelas inundações, principalmente em Canoas. Assim como na pandemia da COVID-19, a preservação dos empregos e da renda passou a ser prioridade na mesa de negociações.

A ASSEMBLEIA GERAL DOS TRABALHADORES/AS, realizada no dia 29 de maio, também sofreu alterações devido à situação das enchentes. Com convocação e realização em formato virtual, os presentes aprovaram, por maioria, a proposta alcançada na mesa que repõem as perdas inflacionárias dos últimos 12 meses. O reajuste de 3,23% é retroativo, devendo ser aplicado nos salários a partir do mês de maio. O mesmo índice também reajusta o piso da categoria e o Salário do Menor Aprendiz.
As empresas da base que puderem conceder percentual de reajuste maior do que o acordado, poderão aplicar nos salários dos trabalhadores/as.

Assembleia dos Trabalhadores realizada no formato virtual. Foto: Reprodução / STIMMMEC

Junto aos reajustes na CCT, a Assembleia Geral aprovou uma Convenção Coletiva Emergencial, que regula as relações de trabalho na base até o final do ano.

Confira os reajustes da Convenção Coletiva 2024/2026

REAJUSTE SALARIAL: 3,23% (INPC de maio/23 a abril/24), retroativo a 1º de maio, para os salários de até R$ 9.739,44. Abono em parcela única no valor de R$ 314,58 para os salários superiores a R$ 9.739,44.

PISO SALARIAL: R$ 1.878,79, a partir de 1º de maio.

SALÁRIO DO APRENDIZ: R$ 7,32/hora a partir de 1º de maio.

TAXA NEGOCIAL: Em razão do estado de calamidade pública, o desconto das 5 parcelas da Taxa Negocial foi postergado, conforme aprovação da Assembleia Geral, para os meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2024, e, Janeiro e Feveiro de 2025.

Publicado em:17/06/2024