Rita Garrido

#Destaques | 17/05/2023

Centenas de trabalhadores participaram do encontro que traçou as ações da campanha salarial deste ano. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Com a casa cheia, o Sindicato realizou na noite de ontem (16) uma grande plenária de mobilização e organização para a Campanha Salarial 2023. Centenas de trabalhadores marcaram presença no encontro, que firmou o apoio da base nas ações que vão guiar as lutas neste ano.

Os metalúrgicos Jose Roberto Nogueira, o Bigodinho do ABC de São Paulo, e Loricardo de Oliveira, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT) fortaleceram o encontro traçando análises da conjuntura sobre a indústria. Ambos afirmaram que o ponto inicial da consciência para lutar é compreender a presença e a importância da produção industrial para o Brasil.

Bigodinho, metalúrgicos da Volksvagen de São Bernardo do Campo. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Trabalhador da Volksvagen de São Bernardo do Campo, Bigodinho falou sobre os 30 mil postos de trabalho, diretos e indiretos, que foram perdidos na região pela falta de política industrial do último governo. Segundo um estudo do Dieese, o fechamento das fábricas da Ford, em 2021, gerou impacto ainda maior, com a perda de 124 mil empregos diretos e indiretos.

Neste cenário, Loricardo de Oliveira reforçou a necessidade de fortalecer a indústria conjuntamente com um projeto de desenvolvimento para o país. Mas para isso, afirmou, é preciso ter salários e condições dignas para o trabalho, ressaltando a importância da luta dos trabalhadores/as.

Loricardo de Oliveira, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Primeira rodada das negociações ocorre hoje

O presidente do Sindicato, Paulo Chitolina, repassou os pontos de reivindicação da base a abriu o espaço para dúvidas e colocações dos presentes no encontro. Com as intervenções, ficou claro que os trabalhadores estão dispostos a buscar a íntegra da pedida aprovada na Assembleia do dia 13 de abril, devendo se mobilizar junto com o Sindicato em frente às empresas.

Paulo Chitolina, presidente do Sindicato, repassou a pauta de reivindicações da base durante o encontro. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Com a primeira rodada de negociações sendo realizando na manhã desta quarta-feira (17), os trabalhadores já estão na expectativa dos primeiros encaminhamentos e conscientes de que será uma campanha difícil, onde o apoio e a mobilização da categoria nas atividades será fundamental para avançar nas conquistas.

Confira a íntegra da pauta clicando aqui.

Fonte: STIMMMMEC

Publicado em:17/05/2023