Rita Garrido

#Notícias | 11/08/2023

Assembleia Geral dos Trabalhadores aprovou na quinta-feira (10) mudanças no estatuto do Sindicato. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

A possibilidade de igualar a representação dos trabalhadores e das trabalhadoras terceirizadas na atividade fim das metalúrgicas de Canoas e Nova Santa Rita avançou na noite de ontem, quinta-feira (10). A Assembleia Geral dos Trabalhadores/as da base aprovou, por unanimidade, mudanças no estatuto do Sindicato que, além da inclusão dos terceiros, também conta com ajustes no que diz respeito aos associados aposentados e solidários, além da formalização estatutária do Departamento dos Aposentados.

Luta pela representação dos terceirizados avança

A aprovação das alterações na assembleia dos trabalhadores é um dos passos para formalizar a representação. Agora, o Estatuto alterado segue para avaliação do Ministério do Trabalho, que deve validar a inserção da representação na Carta Sindical ou no cadastro do Sindicato junto ao MTE.

Paulo Chitolina, presidente do Sindicato, avalia de forma positiva as alterações aprovadas pela base. Para ele, a luta por condições dignas de trabalho é princípio básico do movimento sindical, tanto no campo formal de trabalho quanto frente às mais recentes formas de contração, como os terceirizados.

É crescente o número de terceirizados na indústria e a nossa convocação firmou uma necessária posição de solidariedade entre os trabalhadores, como forma de garantir igualdade de condições, de direitos e de renda para todos que contribuem no desenvolvimento das empresas”, afirmou Chitolina.

Departamento dos Aposentados é formalizado

Neste ano, o Departamento dos Aposentados Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita completa 10 anos de trabalho junto ao Sindicato. Criado em 2013, o grupo é coordenado por 10 aposentados da base que todas as quintas-feiras se reúnem na sede da entidade para debater as pautas, realizar atividades e receber os veteranos que desejam participar das discussões e lutas.

Com uma trajetória marcada pela expressiva participação dos aposentados e aposentadas em atividades e mobilizações da categoria metalúrgica, o Departamento conquistou uma posição estratégica no Sindicato, como avaliou o presidente durante a assembleia da última quinta-feira.

“É inegável que o trabalho do Departamento tem sido decisivo para a aproximação dos aposentados junto ao Sindicato. As atividades são sempre com casa cheia e nas redes sociais também há muito retorno dos conteúdos que são enviados. Portanto, é preciso reconhecer a importância deste espaço e, de forma tardia até, formalizar o mesmo junto ao nosso Estatuto para garantir a continuidade deste importante trabalho”

Publicado em:11/08/2023