#Destaques | 14/09/2022

A semana começou marcada pela presença do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita em frente à Midea, em Canoas, que realizou uma assembleia junto com os funcionários da empresa nesta segunda-feira (12). Esse foi o momento de alinhar algumas pautas, explicar o papel do Sindicato para os trabalhadores e trabalhadoras mais novos e reforçar a importância da sindicalização.

Entre os assuntos discutidos, estiveram algumas questões sobre cargos e salários. “Estamos atentos com situações que precisam ser esclarecidas, como funcionários com a mesma função estarem recebendo salários diferentes”, explicou o diretor sindical e funcionário da empresa Cecílio Guterres.

“A empresa tem que ter transparência em sua forma de promover os funcionários. E também, o trabalhador não pode esperar o ano inteiro para receber um reajuste e o que vem é apenas a reposição inflacionária que o sindicato luta por nós” reforçou o tesoureiro do Sindicato Flavio Fontana.

Esse ainda foi o momento de retornar para a porta da fábrica, após o duro período da pandemia do Covid-19, e por isso, os diretores aproveitaram para relembrar os trabalhadores e trabalhadoras sobre o papel do Sindicato na conquista de direitos e na garantia de boas condições de trabalho. “Nossas conquistas e nossos benefícios não foram dados de graça pela empresa, foi só com muita luta do Sindicato, que sempre se manteve firme, que garantimos e mantemos o que já conquistamos”, explicou Cecílio.

Entre os direitos assegurados pelo Sindicato na Convenção Coletiva de Trabalhado (CCT), existem 66 clausulas, como lembrou o presidente do Sindicato durante a assembleia: “Enquanto presidente do Sindicato estive presente nas últimas negociações em que alinhamos algumas das questões de Transporte, Plano de Saúde e do Programa Educação. Esse último benefício já foi utilizado por muita gente que agora está formada e muitos outros trabalhadores que também querem se capacitar vão usar. Por isso, é muito importante manter o benefício como foi acordado com o Sindicato”.

Campanha de Sindicalização 2022 – É o momento de fortalecer o Sindicato

A participação dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria na luta sindical se faz, principalmente, ao se associarem e ao entenderem como o Sindicato luta por seus direitos e se faz presente ao negociar e garantir os benefícios conquistados. É com a sindicalização que é possível garantir um Sindicato cada vez mais forte e efetivo na representação da categoria.

Ainda pela manhã, o presidente explicou a importância da sindicalização e convidou os trabalhadores que ainda não são sócios a se associarem. “Nós temos um bom número de sócios aqui na Midea, mas é importante que os companheiros que ainda não se sindicalizaram se sindicalizem, porque cada vez mais precisamos estar juntos e unidos, para garantir nossos direitos. Precisamos do Sindicato forte e isso só se faz com os trabalhadores juntos conosco”, reforçou o presidente do Sindicato, Paulo Chitolina.

Ao meio dia e ao final da tarde da segunda-feira os diretores sindicais retornaram até a frente da Midea para dar continuidade a Campanha de Sindicalização 2022. Eles entregaram os brindes para os sócios do sindicato, conversaram sobre as questões tratadas na assembleia e associaram novos companheiros para a luta.

Publicado em:14/09/2022