#Destaques | 01/02/2023

Em Assembleia Geral realizada na manhã desta quarta-feira, 1º de fevereiro, os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados da REFAP, em Canoas (RS), aprovaram por maioria a suspensão da greve iniciada na segunda-feira (30) e retornaram ao trabalho. Na mediação realizada na tarde de ontem no Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), em Porto Alegre, se encaminhou a proposta de suspensão como condição para abrir negociações sobre os pontos reivindicados pelos trabalhadores, que atuam nas prestadoras de serviço Estrutural, Estel, Engevale, Manserv, Contratec e Darcy Pacheco.

Ainda que aprovada a suspensão, os trabalhadores permanecem em estado de greve e aguardam os encaminhamentos da mediação agendada para esta quinta-feira (02), a partir das 10h no TRT4. Na sexta-feira (03) pela manhã uma nova assembleia será realizada para encaminhamentos.

Na primeira rodada das tratativas, os representantes das empresas se comprometeram a não descontar os dias paralisados e a abrir negociação imediata sobre a ajuda de custo e as despesas de deslocamentos dos trabalhadores que vieram de outros estados. Também assumiram o compromisso de não demitir os trabalhadores que participaram da greve.

A pauta coletiva oficial apresentada no primeiro encontro pede, além da ajuda de custo, do reembolso das passagens e da estabilidade para os trabalhadores da comissão, o aumento dos valores para alimentação, o aumento das horas prêmio ao término da parada de manutenção, participação no Programa de Lucros e Resultados (PLR), adequação salarial em acordo com as demais refinarias do Brasil, previsão de direitos trabalhistas nos contratos (40% da multa de rescisão e seguro-desemprego), e o pagamento de 100% nas horas extras aos sábados.

Além do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita (STIMMMEC), também participam das negociações o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (STICC) e a comissão dos trabalhadores terceirizados. Os sindicatos dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro-RS), dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) e dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Canoas (Sintrocan) também vêm apoiando e contribuindo para a organização da luta dos terceirizados na REFAP.

Confira o momento de aprovação da Assembleia Geral na manhã desta quarta-feira.

Publicado em:01/02/2023