#Destaques | 09/07/2021

Além de Canoas, parceria com a Central Única das Favelas, a CUFA, garantiu a entrega das doações em Esteio, Nova Santa Rita e Sapucaia do Sul.

Entrega Doações

Direção do Sindicato durante entrega das doações à CUFA / Foto: Divulgação STIMMMEC

No início de maio, o Sindicato mobilizou a categoria em uma ampla campanha para arrecadação de alimentos, coletados nas fábricas e também no ponto fixo localizado na sede da entidade. Passado pouco mais de um mês, a ação, que envolveu trabalhadores, empresas e parceiros, foi encerrada, contabilizando 4,5 toneladas de doações.

Em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), as doações, que também incluíram materiais de limpeza e higiene, foram distribuídas em quatro municípios: Canoas, Esteio, Nova Santa Rita e Sapucaia do Sul, beneficiando cerca de 300 famílias em situação de vulnerabilidade.

No dia 02 de julho, a coordenadora do CUFA Canoas, Vanessa Ertle da Silva, esteve na sede do Sindicato para organizar a distribuição. Na ocasião, reforçou a importância das parcerias para o êxito do projeto. “Estamos muito felizes com a parceria que se construiu junto ao Sindicato e esperamos que outras tantas possam ser realizadas no município a partir deste exemplo”.

Entrega Doações CUFA_2

Secretário de Saúde, Dalcemar Soares, durante a entrega das doações na sede do Sindicato / Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

O presidente do Sindicato, Paulo Chitolina, afirmou que a possibilidade de distribuir as doações em mais municípios é um ponto positivo da campanha. “Nós temos muitos companheiros que trabalham em Canoas mas moram nas cidades vizinhas. Então pensamos que ajudar toda a região seria o mais justo, também como uma forma de reconhecer a solidariedade de todos os trabalhadores”.

Doações CUFA

Paulo Chitolina, presidente do Sindicato, na entrega das doações para a coordenadora da CUFA Canoas, Vanessa Ertle da Silva. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

O vice-presidente do Sindicato, Silvio Bica, destacou a união da categoria para o sucesso da campanha. “É preciso reafirmar a importância da união e da solidariedade frente à realidade que estamos vivendo. A campanha foi um esforço conjunto do Sindicato, dos trabalhadores, das empresas e de várias entidades parcerias para amenizar os impactos causados pela pandemia”.

Além da coleta junto aos trabalhadores/as, que foi organizada pelos diretores sindicais direto nas fábricas, também foram recebidas doações dos aposentados e sócios solidários do Sindicato. Ainda, participaram da campanha as empresas Novus, Forjasul, Madef, Pampa, Berreta, Mangels, Otto & Dihl LTDA, Projeto, Sistec, Brozauto, DAK, Bressam, Sulmatre e Fachini. Os parceiros da Cresol e os assessores jurídicos dos escritórios Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados e Young Dias Lauxen & Lima Advogados também contribuíram com a ação do Sindicato.

Conheça a CUFA

A Central Única das Favelas (CUFA) é uma rede nacional, presente em 500 municípios do País, onde atende cerca de cinco mil comunidades vulneráveis. Também, está presente em outros 11 países.

Em março de 2020 iniciou o projeto “CUFA Contra o Vírus”, onde se criou o programa “Mães da Favela”, que alcançou cinco milhões de brasileiros com doações. Também atuou na distribuição de cinco mil chips de celular com ligação e dados móveis gratuitos para as comunidades, com o objetivo de oportunizar o ensino à distância para crianças e adolescentes em meio à pandemia.

No Rio Grande do Sul, a CUFA está presente nos municípios de Alvorada, Gravataí, Viamão, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia, Nova Santa Rita, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro, Pelotas, Passo Fundo e Frederico Westphalen.

Publicado em:09/07/2021