Rita Garrido

#Notícias | 08/08/2023

Trabalhadores da AGCO mobilizados em frente à fábrica junto com o Sindicato. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Após inúmeras reuniões do Sindicato com a direção da AGCO unidade de Canoas, foi acordado o pagamento de um vale-alimentação aos trabalhadores e trabalhadoras da empresa. O benefício, que integrou a pauta de reivindicações da Campanha Salarial deste ano, foi conquistado devido às negociações diretas empreendidas pelos representantes dos trabalhadores, e passa a integrar o contracheque ainda no mês de agosto no valor de R$ 330,00.

O acordo firmado também garante o reajuste do benefício em janeiro de 2024, passando a valer R$ 340,00 e, posterior a isso, o reajuste anual a partir da inflação (INPC). O vale se estende a todos os funcionários da empresa, inclusive aos afastados por acidente de trabalho. Única regra específica é para os casos de afastamento por auxílio doença, momento em que o benefício fica garantido por 3 meses.

RETOMADA DO QUINQUÊNIO

O Quinquênio, que teve o teto reajustado passando de R$ 2.358,00 para R$ 2.850,00 na Campanha Salarial deste ano, também teve o pagamento retomado pela empresa desde o dia 30 de julho. Tem direito os trabalhadores e as trabalhadoras que completaram/completam 5 anos de empresa a partir de 2018.

Na avaliação do dirigente sindical Rodrigo Boeira, o Quinquênio mostra a importância da luta coletiva da categoria e das lutas internas de cada fábrica. “Na campanha salarial garantimos o reajuste do teto após um longo período congelado, o que hoje amplia o direito ao benefício a mais trabalhadores. Com isso, lutamos na fábrica para a retomada do pagamento, já com um entendimento mais claro sobre a cláusula”.

PROPAR

O resultado do PROPAR no primeiro semestre não foi o esperado pelos trabalhadores, tampouco ficou devidamente esclarecido para a comissão de negociação, que segue questionando o resultado dos indicadores de produtividade.

Porém, o fechamento do semestre foi acordado para que não houvesse problemas com o pagamento do adiantamento, realizado no dia 30 de julho.

Para a comissão de representação dos trabalhadores, é incoerente que a empresa noticie ganho recorde no último trimestre enquanto divulga baixa produtividade na manufatura. “Nós fechamos o adiantamento porque é possível recuperar os índices até o mês de dezembro. Mas esse primeiro semestre nos deixou ainda mais atentos quanto às atitudes da AGCO em relação ao PROPAR”, afirmou o vice-presidente do Sindicato, Silvio Bica.

Publicado em:08/08/2023