Rafaela Amaral

#Notícias | 21/02/2024

Diversas reclamações sobre o atendimento médico realizado pela AGCO têm chegado até o Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita (STIMMMEC), que atua de forma ativa no acolhimento desses trabalhadores e trabalhadoras. A falta de cuidado e negligência no atendimento, além de recolocações indevidas aos postos de trabalho, são algumas das denuncias feitas pelos funcionários.

Na manhã desta quarta-feira (21), os diretores sindicais que atuam na AGCO, e também em diversas metalúrgicas da região, realizaram uma assembleia em frente à empresa, afim de conversar com os trabalhadores/as sobre os últimos acontecimentos e de deixar clara a posição do Sindicato sobre a situação: “Nós já sabemos que no ambulatório os trabalhadores não tem assistência e, mesmo com muito diálogo, a empresa não tem resolvido o problema. Não é possível que isso continue acontecendo, os maus tratos e ignorância que os trabalhadores são tratados são um absurdo”, pontuou o Vice Presidente do Sindicato, Silvio Bica.

Com a falta de amparo da empresa, o Sindicato busca orientar os metalúrgicos que precisam de atendimento médico ou de encaminhamento para a CAT (Comunicado de Acidente do Trabalho). “Gostaria de combinar com vocês, pessoal, que quando precisarem de ajuda, estiverem doentes, antes de irem até a previdência passem pelo médico do trabalho do Sindicato ou procurem os dirigentes sindicais da empresa, para que sejam bem orientados nessas situações”, reforçou o Vice Presidente.

Trabalhador da AGCO, o diretor sindical, André Battistello, relatou para os colegas alguns dos casos de negligência que ele tomou conhecimento, além de atentar para a solidariedade entre os colegas que se faz necessária nesses momentos. “Soube que um colega passou mal, sentindo dor no peito, e ao invés de o ambulatório fazer atendimento, o camarada dispensou o trabalhador, sorte dele que um colega se solidarizou e levou ele direto para o Instituto de Cardiologia e ele se salvou, porque quando chegou lá ele precisou fazer um procedimento”, destaca.

É de responsabilidade da empresa o cuidado e bom atendimento de seus funcionários, principalmente aquele que acabam adquirindo algum tipo de enfermidade em decorrência de suas atividades. “O RH precisa acompanhar o que tem acontecido dentro do ambulatório da AGCO. Quando entramos na empresa fazemos exames e precisamos estar 100% para começar a trabalhar e quando saímos isso precisa ser igual, essa é a luta que estamos travando com a empresa”, explicou o diretor sindical e tesoureiro do Sindicato, Flavio Fontana.

Sindicato para todos os trabalhadores

A situação reacende a discussão que tem sido feita no âmbito nacional, desde o ano passado, sobre a representação dos terceirizados pelos Sindicatos de suas categorias. O Presidente do Sindicato, Paulo Chitolina, frisou a importância de que os terceirizados presentes na AGCO também se sintam acolhidos pela Instituição, principalmente nessas situações. “Acidentes de trabalho, infelizmente, não são novidade nas empresas da nossa categoria, vimos isso semana passada com o ocorrido com o trabalhador de São Leopoldo. Por isso, reforçamos a presença do Sindicato nessas situações, representando todos os trabalhadores, diretos ou terceiros. Da catraca para dentro todos são representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita. Além disso, a direção da empresa é conivente com o que está acontecendo no departamento médico, é preciso dar assistência adequada para os trabalhadores que prestam serviço dentro da AGCO”, ressaltou.

Publicado em:21/02/2024