Rita Garrido

#Notícias | 17/06/2024

Doações dos Metalúrgicos do ABC e de Sorocaba foram destinadas aos trabalhadores/as da base

Coletividade e solidariedade são bandeiras históricas da categoria metalúrgica. E em meio à tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, as campanhas para arrecadação de doações, promovidas por sindicatos parceiros, foram fundamentais para ampliar a ajuda aos metalúrgicos e metalúrgicas de Canoas e Nova Santa Rita.

ABC PAULISTA

No dia 20 de maio, o resultado da mobilização dos Metalúrgicos do ABC de São Paulo chegou em Canoas: dois caminhões com alimentos, materiais de higiene pessoal, rações para cães e gatos, água e materiais de limpeza. Ao todo, os companheiros/as do ABC arrecadaram mais de 70 toneladas de donativos para os atingidos no Estado.

Doações da campanha realizada pelos metalúrgicos do ABC de São Paulo chegaram em Canoas no dia 20 de maio. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Em visita à sede do Sindicato, o presidente do SindiMetal ABC, Moisés Selerges, reforçou a importância da solidariedade com os trabalhadores/as gaúchos. “Lá no ABC, ninguém vai ficar feliz enquanto a gente souber que tem esse problema aqui no Sul“.

Companheiros do ABC de São Paulo vieram à Canoas para a entrega das doações. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

No início de maio, o presidente do ABC de São Paulo, Moisés Selerges, esteve na sede do Sindicato de Canoas. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

METALÚRGICOS DE SOROCABA

No dia 10 de junho, mais um caminhão de solidariedade descarregou doações em Canoas. Desta vez, enviadas pelos metalúrgicos de Sorocaba, do interior de São Paulo. A campanha, que foi realizada em parceria com o Banco de Alimentos de Sorocaba, arrecadou 4,5 toneladas de alimentos e 500 quilos de água. Parcerias com os Correios e com empresas metalúrgicas da região, como a Dana, garantiram o transporte das doações.

O presidente dos Sindimetal Sorocaba, Leandro Soares, enviou uma mensagem de solidariedade aos metalúrgicos/as atingidos. “Estamos extremamente felizes em poder contribuir com doações para nossos colegas de Canoas durante este momento desafiador causado pelas enchentes. É um privilégio poder estender a mão e oferecer apoio aos nossos companheiros e companheiras metalúrgicos em necessidade. Saibam que estamos sempre à disposição para ajudar e lá na frente, queremos celebrar juntos mais um desafio enfrentado com muito orgulho de pertencer a uma categoria solidária e a um Sindicato Cidadão“.

Caminhão com as doações dos Metalúrgicos de Sorocaba chegando em Canoas. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

No total, foram arrecadadas 4,5 toneladas de alimentos e 500 quilos de água. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

AÇÃO NA BASE

Com a solidariedade do SindiMetal ABC e dos Metalúrgicos de Sorocaba, o Sindicato tem conseguido organizar ações junto aos trabalhadores/as da base, como a do dia 24 de maio. Na ocasião, foram entregues mais de 450 cestas básicas aos metalúrgicos/as, além de kits de limpeza, de higiene e alimentação para cães e gatos.

Ação solidária destinou doações aos metalúrgicos e metalúrgicas da base de Canoas e NSRita. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Organização das doações é realizada pela direção do Sindicato. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

A direção do Sindicato irá manter o trabalho de arrecadação de cestas para a categoria, assim como tem se empenhado em negociações para a retomada do trabalho nas empresas afetadas. “Foi um mês desafiador, em que atuamos em todas as frentes. Mas enquanto a calamidade persistir, vamos continuar mobilizados“, afirmou Paulo Chitolina.

Publicado em:17/06/2024