https://sindimetalcanoas.org.br/wp-content/uploads/2022/08/IMG_0374-3-scaled.jpg
Escrito por

Rita Garrido

#Notícias | 12/11/2025

MIDEA CARRIER: EM LUTA PELO VALE-ALIMENTAÇÃO, TRABALHADORES/AS APROVAM ESTADO DE GREVE

Há pelo menos dois anos, os trabalhadores/as da Midea Carrier reivindicam para a planta de Canoas o benefício do Vale-Alimentação. A empresa, que anuncia no portão de entrada ser uma das melhores para se trabalhar no Brasil, burocratiza as negociações, exigindo contrapartidas. Neste cenário, a assembleia realizada pelo Sindicato na manhã desta quarta-feira (12) deu o recado: negocia o VA ou vai ter greve geral na fábrica!

Assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (12). Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

A última rodada de negociações ocorreu no final de outubro. Após ter apresentado uma proposta, a empresa se comprometeu em aguardar um posicionamento e as alternativas que o Sindicato levaria à mesa. No entanto, ela não cumpriu com o acordado, e levou ao conhecimento dos trabalhadores/as a proposta que desejava aprovar.

Naquele momento, o Sindicato avaliou como inviável o que estava sendo proposto pela empresa, motivo pelo qual não convocou uma assembleia de avaliação da proposta. No pacote para concessão do VA, estava o condicionamento do benefício à assiduidade e à pontualidade dos trabalhadores/as, além de querer implementar a flexibilização da jornada de trabalho.

Ao tomar conhecimento do que a empresa estava propondo nas negociações, o sentimento na fábrica foi unânime, contrário às contrapartidas exigidas.

Nós ficamos sabendo que vocês são contrários à proposta da empresa, que ela mesmo fez questão de antecipar sem qualquer aval do Sindicato. Só que este movimento nos força a avançar para o segundo passo da nossa luta”, afirmou o presidente do Sindicato, Paulo Chitolina.

Paulo Chitolina, presidente do Sindicato, tirou os encaminhamentos da assembleia. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

DECRETADO ESTADO DE GREVE

Como encaminhamento, os trabalhadores e trabalhadoras aprovaram que o Sindicato comunique a empresa nos próximos dias sobre a intenção de negociar, com um prazo estabelecido, apenas um valor para o Vale-Alimentação, sem qualquer contrapartida. Caso ocorra negativa, poderá ter início um movimento de greve na empresa.

Nas falas, os diretores destacaram a postura “ganha ganha” da Midea Carrier, que busca compensar o investimento do VA com a flexibilização da jornada.

A Midea não dá porque é boazinha. Eles mencionam os 11 benefícios que hoje estão ativos na fábrica, mas precisamos lembrar que são fruto da luta dos trabalhadores. E que a empresa já tentou até tirar o auxílio educação e nós conquistamos a permanência na Justiça”, lembrou o tesoureiro do Sindicato, Flavio de Souza.

Flavio de Souza apresentou um relato sobre a realidade das metalúrgicas na base. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Silvio Bica, vice-presidente do Sindicato, também destacou a rotatividade, manobra que as empresas da base usam para reduzir a média salarial dos trabalhadores.

O vale-alimentação é importante porque nós sabemos o quanto os salários foram reduzidos nos últimos anos. A nossa briga pelo benefício, não só aqui na Midea mas para toda a categoria, é para dar melhores condições de vida aos metalúrgicos e metalúrgicas”.

Silvio Bica, vice-presidente do Sindicato, destacou os problemas decorrentes da rotatividade nas empresas da base. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Além da luta pelo VA, a assembleia também abordou a aprovação do calendário para o final de ano, onde a empresa recusou uma alternativa apresentada pelo Sindicato e levou para votação duas propostas pouco vantajosas aos trabalhadores/as.

A queda na qualidade da alimentação servida no refeitório também entrou na pauta de discussões. Melhorias devem ser discutidas a partir de uma reunião que o Sindicato irá solicitar nos próximos dias.

Fonte: STIMMMEC

Fontes:

Publicado em: 12/11/2025

Voltar