https://sindimetalcanoas.org.br/wp-content/uploads/2022/08/IMG_0374-3-scaled.jpg
Escrito por

Rita Garrido

#Destaques | 06/11/2025

Basta de ASSÉDIO MORAL E SEXUAL no ambiente de trabalho

São crescentes os casos de Assédio Moral e Sexual nas empresas metalúrgicas de Canoas e Nova Santa Rita. Ainda que o Sindicato conte com canais de denúncia e uma equipe jurídica especializada para acolher e atender os trabalhadores/as, o medo e a insegurança são barreiras para se procurar ajuda, assim como a falta de conhecimento para identificar os sinais.

ASSÉDIO MORAL

Humilhações, isolamento, cobranças abusivas e desvalorização profissional são sinais claros de assédio moral no ambiente de trabalho. É muito importante estar atento a alguns indícios de que isso está acontecendo, como críticas constrangedoras em público, exclusão de tarefas ou reuniões, atribuição de funções humilhantes ou incompatíveis com o cargo e ameaças frequentes de demissão.

ASSÉDIO SEXUAL

Comentários e piadas ofensivas, cantadas, insinuações e elogios inconvenientes, olhares e gestos de conotação sexual e contato físico não consentido são sinais de assédio sexual. A prática pode ocorrer de forma presencial ou virtual, via mensagens de whatsapp e e-mails.

ANONIMATO GARANTIDO

Toda e qualquer denúncia que chega ao conhecimento do Sindicato tem o anonimato garantido. Ainda que você tenha dúvidas se está ou não sendo vítima de assédio na empresa, procure os canais da entidade para receber orientações e encaminhamento adequado.

CANAIS DE DENÚNCIA DO SINDICATO

  • 0800 000 0212 – Ligação gratuita
  • (51) 99452.0158 – Whatsapp
  • contato@sindimetalcanoas.org.br

Fonte: STIMMMEC

Fontes:

Publicado em: 06/11/2025

Voltar