https://sindimetalcanoas.org.br/wp-content/uploads/2022/08/IMG_0374-3-scaled.jpg
Escrito por

Rita Garrido

#Notícias | 06/11/2025

AGCO: omissão no atendimento médico deve ser informada ao Sindicato

Mesmo após reunião com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT), a AGCO segue registrando casos de omissão no antendimento do ambulatório médico. A situação persiste com negativas na emissão das CATs e com demissões de casos em que o trabalhador/a apresenta problemas de saúde.

Trabalhadores/as da AGCO mobilizados com o Sindicato em maio deste ano. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

Na avaliação dos diretores do Sindicato, trata-se de uma política da empresa que é adotada pelos médicos, visto que já foi realizada a troca do profissional em outra ocasião. Deste modo, se reforça a orientação de que os trabalhadores/as devem informar ao Sindicato toda e qualquer omissão no atendimento do ambulatório médico da empresa. Também, antes de agendar perícia junto ao INSS, aconselha-se procurar os dirigentes sindicais para receber orientações.

Os casos que chegam ao Sindicato revelam que não há encaminhamento adequado para tratamento, nem afastamento das atividades. E as CATs que geramos são reconhecidas pelo INSS, mostrando que realmente temos um problema no atendimento da empresa, agravado pelas demissões”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Silvio Bica.

Dentro da fábrica, os trabalhadores/as também podem recorrer à CIPAA, que é capacitada para reconhecer inconformidades no local de trabalho e realizar uma ação conjunta com o Sindicato.

Nós sabemos que o ritmo intenso na produção é um dos principais fatores de adoecimento dentro da fábrica, o que só reforça a importância da atuação da CIPAA neste cenário”, lembra Rodrigo Boeira, secretário geral do Sindicato.

Fonte: STIMMMEC

Fontes:

Publicado em: 06/11/2025

Voltar