https://sindimetalcanoas.org.br/wp-content/uploads/2022/08/IMG_0374-3-scaled.jpg
Escrito por

Rita Garrido

#Destaques | 01/08/2025

Sindicato presente no Encontro Nacional de Cipeiros da Fundacentro, em São Paulo

Atividade reuniu representantes da Cipaa e interessados no debate sobre prevenção, capacitação e aprimoramento das condições de trabalho

Em parceria com as Centrais Sindicais, a Fundacentro promoveu no última quarta-feira (30), o Encontro Nacional de Cipeiros. As atividades foram realizadas no Auditório do Instituto, em São Paulo, e contaram com a participação de trabalhadores e trabalhadoras atuantes nas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) de todo o país.

Com o objetivo de fortalecer a atuação das CIPAs e promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável em todo o país, o encontro contou com palestras técnicas sobre os temas: assédios no ambiente de trabalho; eleição e dimensionamento da CIPAA e; capacitação e formação para os cipeiros e cipeiras.

Os metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita foram representados pela cipeira Paula Galvão, metalúrgica da Prolec GE que recentemente foi eleita para integrar a direção do Sindicato a partir de setembro deste ano. Para ela, o encontro foi um momento de muito aprendizado, o que deve otimizar o trabalho de prevenção no dia a dia da fábrica.

Consulta aos cipeiros e cipeiras

Um dos coordenadores do evento, o diretor Remígio Todeschini ressaltou que o encontro marca a retomada da escuta ativa da Fundacentro junto aos cipeiros, prática que remonta ao período da Constituinte entre 1987 e 1988. Ele também destacou que a participação social dos trabalhadores por meio da Cipa é fundamental para reduzir os riscos e os impactos dos acidentes, doenças e mortes no trabalho, além de contribuir para a melhoria da saúde e segurança nas empresas.

Com a participação ativa de cipistas e trabalhadores, todos ganham. Diminuímos o flagelo social, econômico e familiar, e enfrentamos os traumas decorrentes de acidentes e doenças do trabalho”, afirmou.

Todeschini ainda destaca que este momento representa uma oportunidade para o atual governo aprimorar o processo normativo da Norma Regulamentadora – NR-05, fortalecendo o processo eleitoral da Cipa, combatendo o assédio moral e sexual, ampliando a formação em saúde e segurança no trabalho – SST e melhorando a representatividade dos trabalhadores em todas as atividades econômicas.

A Fundacentro

A Fundacentro – Fundação Jorge Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – é uma instituição pública, vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego. No campo da pesquisa na área de segurança e saúde no trabalho, é líder na América Latina, colaborando com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Fonte: STIMMMEC (com informações do Portal Gov.)

Fontes:

Publicado em: 01/08/2025

Voltar