https://sindimetalcanoas.org.br/wp-content/uploads/2022/08/IMG_0374-3-scaled.jpg
Escrito por

Rita Garrido

#Destaques | 16/06/2025

CAMPANHA SALARIAL 2025: Na porta das fábricas, metalúrgicos dispostos a lutar

O mês de maio foi agitado na base metalúrgica de Canoas e Nova Santa Rita. A Campanha Salarial da categoria, iniciada em abril, cresceu e avançou com a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras, que mesmo com as temperaturas despencando, mostraram disposição e apoio durante as assembleias na porta das fábricas.

Para manter uma mobilização que já dura 7 semanas, o Sindicato esteve presente em diferentes empresas. Alternando entre atividades para relatar o andamento das negociações, estas sem atraso no início da jornada, e assembleias mais extensas, com todos os turnos, como no caso da Midea Carrier e da Prolec, foi possível pressionar as negociações.

Em sua totalidade, as atividades não registraram qualquer tentativa para forçar a entrada durante a presença do Sindicato. Em frente à Exatron, a Brigada Militar foi convocada para retirar as faixas da campanha e interromper a assembleia. Porém, muitos companheiros e companheiras permaneceram do lado de fora até o fim da atividade.

CATEGORIA CONSCIENTE

O lançamento da Campanha, no dia 24 de abril, já dava indícios de que é crescente a conscientização dos trabalhadores/as sobre a luta sindical. Na ocasião, centenas de metalúrgicos e metalúrgicas participaram do Encontro de Mobilização e Organização, e se mantiveram participativos na porta das fábricas.

A gente tem reforçado nas assembleias que só vamos conseguir uma valorização real nos salários com muita mobilização. E esta campanha tem mostrado que a categoria entendeu o recado”, destaca o presidente do Sindicato, Paulo Chitolina.

Fonte: STIMMMEC

Fontes:

Publicado em: 16/06/2025

Voltar