https://sindimetalcanoas.org.br/wp-content/uploads/2022/08/IMG_0378-2-scaled.jpg
Escrito por

Rafaela Amaral

#Destaques | 09/06/2025

CHEGA AO FIM GREVE DOS TERCEIRIZADOS DA REFAP

Após quatro dias, a mobilização chega ao fim com aprovação da proposta apresentada no tribunal

Na manhã desta segunda-feira (9), os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados da Refap aprovaram, por maioria, o fim da greve, aceitando a proposta alcançada pelo Sindicato e pela comissão dos trabalhadores na mediação do TRT4, realizada na última quinta-feira (05).

Na assembleia, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e NSRita, Paulo Chitolina, deu um relato sobre as negociações e esclareceu os impactos dos próximos passos, isso porque a Refap poderia suspender a PARADA DE MANUTENÇÃO caso a mobilização continuasse. “A posição do Sindicato é de que neste momento é preciso analisar melhor a situação e, com o intuito de garantir os empregos, especialmente dos contratados temporários, o melhor é encerrarmos o movimento por hora”, ressaltou Chitolina.

Na sexta-feira (6), o Tribunal entendeu que não houve comprovação de que foram frustradas as tratativas de negociação, assim como não houve comunicação prévia de 48h à Estrutural antes da deflagração do movimento, apesar de o Sindicato ter alertado a empresa algumas vezes sobre o início de um possível movimento de greve. Assim, o Desembargador declarou a abusividade do exercício do direito de greve e determinou o imediato retorno ao trabalho, fixando o percentual mínimo de 60% da mão de obra.

A paralisação dos terceirizados da Refap teve início na quarta-feira passada, dia 04 de junho. Desde então, foram realizadas duas mediações junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), em que participaram o sindicato de representação (STIMMMEC), a comissão dos trabalhadores, a empresa Estrutural e a Petrobras.

Mesmo não atendendo todas as reivindicações dos trabalhadores/as, com a mobilização houve avanço para o pagamento de valores a título de PLR para todos os contratos, além de um adiantamento de parte do reajuste salarial previsto para o mês de agosto e um aumento no valor para o café da manhã.

Ao final da assembleia os trabalhadores/as deram início à jornada do dia

Fonte: STIMMMEC

Fontes:

Publicado em: 09/06/2025

Voltar