https://sindimetalcanoas.org.br/wp-content/uploads/2024/03/Metalino-Institucional-e1709583242752.png
Escrito por

STIMMMEC

#Destaques | 08/04/2025

Em ano desafiador, Sindicato mantém equilíbrio nas contas e apoio à categoria

Não é novidade que a Reforma Trabalhista de 2017 trouxe uma série de desafios para o orçamento das organizações sindicais do país. Com isso, os últimos anos no Sindicato de Canoas e Nova Santa Rita foram marcados pela reorganização financeira. Na análise da Prestação de Contas do Exercício de 2024 (veja quadro demonstrativo no fim da matéria) você confere os resultados deste esforço da entidade em casar o equilíbrio nas contas com a contínua prestação de atendimento à categoria e à comunidade.

E graças ao cuidado e atenção que o Sindicato tem tido com sua saúde financeira, foi possível passar por momentos tão críticos como os vividos em maio de 2024, com a tragédia que assolou o Estado, sobretudo a cidade de Canoas. Para além de resistir ao momento crítico, foi possível apoiar não só a comunidade geral, mas especialmente os metalúrgicos e metalúrgicas atingidos pela enchente.

A SEDE SOCIAL

Com o entendimento de que sua sede é também um local que deve ser ocupado pela sociedade, ao tomar conhecimento da enchente o Sindicato colocou à disposição e abriu o primeiro abrigo para receber a população diretamente atingida. O local, que foi administrado pela prefeitura, funcionou por cerca de 50 dias, onde mais de 300 pessoas foram acolhidas e receberam o auxílio necessário para enfrentar o período de calamidade pública.

A Colônia de Férias, em Mariluz, também foi transformada em abrigo e recebeu cerca de 150 pessoas. Além de arcar com custos estruturais durante o funcionamento dos abrigos, o Sindicato também precisou reformar as áreas utilizadas no período.

Mesmo com tantos desafios, ao longo de 2024 a entidade manteve 100% ativo todo o serviço de atendimento e lazer oferecido à categoria (Ambulatório Médico com atendimento em dois turnos; Assessoria Jurídica em cinco especialidades; atendimento presencial e diário nas áreas Administrativa, Financeira, de Homologação do Contrato de Trabalho e de Cálculo do Tempo para a Aposentadoria; Salão de Festas; Área de Lazer e Ginásio de Esportes).

SINDICATO SOLIDÁRIO

O ano ainda foi marcado por diversas ações solidárias na entidade. Entre os meses de maio e novembro, mais de 2.600 cestas básicas foram distribuídas. Em números, estima-se que o Sindicato movimentou mais de 800 mil reais em doações destinadas, principalmente, aos metalúrgicos/as da base que foram diretamente atingidos pela enchente.

Na reta final de 2024, a ação promovida me parceria com a ONG Super Amigos, da Scania de São Bernardo do Campo, e o INTEGRAR RS acolheu milhares de crianças, também atingidas pela enchente, para um sábado com brinquedos infláveis, brincadeiras, lanches e presentes na sede do Sindicato.

NEGOCIAÇÕES GARANTIDAS

O desafio também se apresentou para cerca de 400 metalurgicas da base, localizadas no lado oeste de Canoas e em parte da cidade de Nova Santa Rita. Mesmo com o adiamento das negociações da Campanha Salarial de 2024, o Sindicato garantiu as negociações para reposição integral do INPC nos salários, e ainda, uma convenção coletiva emergencial, com foco na garantia dos empregos e na retomada da capacidade produtiva na base.

QUADRO DE SÓCIOS EM ASCENSÃO

Mantendo a tendência que se apresenta desde a Campanha de Sindicalização de 2022, a receita gerada pelo quadro de sócios do Sindicato permanece em ascensão. A alta dos associados/as representa não só a confiança dos trabalhadores/as no trabalho do Sindicato, como também fortalece a capacidade de ação sindical, desde a assistência prestada na sede até às mobilizações e lutas da categoria.

As ações do Sindicato do último ano reforçam o compromisso com os metalúrgicos/as, se fazendo presente não só no dia a dia de trabalho deles, mas também em suas vidas.

 

 

 

 

 

 

Fonte: STIMMMEC

Fontes:

Publicado em: 08/04/2025

Voltar