https://sindimetalcanoas.org.br/wp-content/uploads/2022/08/IMG_0374-3-scaled.jpg
Escrito por

Rita Garrido

#Destaques | 25/11/2024

Redução da jornada passa pela valorização da luta sindical

Uma jornada que proporcione dignidade à classe trabalhadora voltou à agenda das discussões sobre trabalho no Brasil. Infelizmente, nos últimos anos, o tema foi tomado por reformas que findaram retirando direitos e aprofundando a precarização das relações de trabalho, inclusive, criando ambientes propícios para o aumento abusivo das jornadas.

A individualização das relações (patrões x trabalhadores), jogou para escanteio os sindicatos, e tem sido peça chave para a implementação de jornadas exaustivas em diversas categorias, inclusive a metalúrgica. Afinal, neste tipo de relação não há qualquer chance de negociação, e os trabalhadores, receosos com seus empregos, acabam acatando acordos e mudanças que reduzem cada vez mais o tempo de descanso e lazer.

No calor das discussões sobre a extinção da Escala 6×1, é preciso retomar e fortalecer o papel da luta sindical. Dentro das relações de trabalho, os sindicatos são equalizadores de poder, ou seja, enquanto representantes dos trabalhadores/as, equilibram as discussões com os patrões, detentores de um poder político e financeiro imensamente maior.

A classe trabalhadora tem, mais uma vez, a chance de avançar em um pauta fundamental para melhorar suas condições no trabalho e na vida. Mas para isso, precisa estar consciente e organizada junto às entidades de representação.

Fonte: STIMMMEC

Fontes:

Publicado em: 25/11/2024

Voltar