Rita Garrido

#Notícias | 14/10/2024

Propostas para fortalecer a indústria de Canoas foram firmadas em uma carta compromisso apresentada pelo Movimento Sindical

Na manhã desta segunda-feira (14), lideranças sindicais de diversas categorias estiveram reunidas na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, em uma plenária convocada para discutir as pautas e a mobilização dos trabalhadores na reta final das eleições municipais. O encontro contou com a participação do atual prefeito e candidato pela coligação AMAR CANOAS, Jairo Jorge, e da vereadora e candidata à vice-prefeita, Maria Eunice.

Plenária Sindical discutiu a mobilização dos trabalhadores/as para o 2º turno das eleições em Canoas. Foto: Rafaela Amaral / STIMMMEC

Na abertura do evento, o presidente do Sindicato, Paulo Chitolina, reforçou o papel da entidade na conscientização da categoria. “Apesar das críticas, nosso Sindicato não abre mão do trabalho político, de proporcionar espaços para discutir projetos para a classe trabalhadora, e como em todas as eleições, de reforçar a importância do voto e da participação democrática de todos e todas”.

Com o objetivo de fortalecer o compromisso dos candidatos com a classe trabalhadora e com a retomada produtiva da indústria de Canoas, as entidades sindicais formalizaram uma carta compromisso com os candidatos da coligação. Nela, buscaram reforçar propostas para as micro, pequenas e médias empresas, e ainda, contribuir com ideias do movimento sindical para a geração de empregos e renda no município. O documento foi assinado pelo candidato Jairo Jorge.

Candidatos da Coligação AMAR CANOAS assinaram carta compromisso com propostas para os trabalhadores/as da indústria do município. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Confira a íntegra da Carta Compromisso do Movimento Sindical

Qual projeto queremos para Canoas?

Canoas é a única cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre que terá as eleições municipais decididas em 2º turno, no próximo dia 27 de outubro. Fortemente afetados pela enchente do mês de maio, os canoenses registraram alto índice de abstenção no 1º turno, que atingiu 31,83%, além dos votos em branco (9,37%) e nulos (8,13%).

As lideranças políticas do cenário municipal, estadual e federal que marcaram presença na plenária reforçaram a importância de buscar diálogo com a população que não exerceu o direito democrático.

Lideranças políticas participaram do encontro e reforçaram a importância da participação popular nas eleições. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Amarildo Cenci, presidente da CUTRS, destacou que ainda há muita dúvida no pessoal que não votou no primeiro turno. “Nós temos que esclarecer que quem não votou no último dia 06 de outubro pode votar agora. E mais, temos que dialogar com a população sobre os projetos e candidatos que estão alinhados com as políticas públicas que estão voltando para o nosso cotidiano, como o reajuste real no salário mínimo e a ampliação de remédios na farmácia popular”.

Amarildo Cenci, presidente da CUTRS, defendeu o papel do movimento sindical no processo democrático das eleições. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Dentro da perspectiva democrática, também foram pontuados os impactos das notícias falsas (fake news) nas últimas eleições e a negação da política e dos processos democráticos tradicionais. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o 1º turno das eleições foi tumultuado, principalmente nos debates televisionados. Em Canoas, o 2º turno das eleições já teve três debates cancelados por falta de confirmação de um dos candidatos.

Nosso papel nos próximos dias será o de ouvir e discutir com os trabalhadores e empresários quem está apresentando a melhor proposta para o município. Nosso interesse é a retomada plena da indústria e a ampliação de empregos de qualidade na cidade”, finalizou Chitolina.

Participaram da plenária o Senador Paulo Paim, o Deputado Federal Dionilso Marcon, o Deputado Estadual Miguel Rossetto e o recém eleito vereador de Canoas, Gabriel Constantino. Estiveram presentes também vereadores e candidatos do pleito deste ano das cidades de Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Público presente na Plenária Sindical. Foto: Rita Garrido / STIMMMEC

Publicado em:14/10/2024