Rita Garrido

#Notícias | 04/10/2024

Em votação secreta realizada na fábrica na última terça-feira, 1º de outubro, foi aprovada, por maioria, a proposta alcançada pela comissão de negociação para o PMR 2024 da Maxiforja. Com impasses na mesa e ameaças de encerramento das negociações, os trabalhadores/as aprovaram na assembleia do dia 18 de setembro o estado de greve, movimento que foi fundamental para avançar com uma proposta.

Mesmo com a aprovação, a comissão de representação dos trabalhadores afirma que o sentimento dentro da fábrica não foi de vitória, pois a distribuição dos resultados não condiz com a realidade da empresa e a necessidade dos metalúrgicos/as.

Além da luta por um PMR mais justo, os trabalhadores/as reivindicam há anos o benefício do vale-alimentação, pauta superada em diversas empresas da base de Canoas e Nova Santa Rita. Considerando o crescimento contínuo da produção e os altos investimentos da Maxiforja na área fabril, está claro para a comissão e para os dirigentes do Sindicato que a metalúrgica não valoriza a importância de quem realmente faz a empresa crescer.

A importância das decisões
A união e a participação dos trabalhadores nas atividades do Sindicato foi decisiva para destravar a mesa e avançar minimamente com a proposta do PMR aprovada. No entanto, tão importante quanto a luta é a tomada de decisão.

Neste sentido, é importante reforçar que o voto de cada trabalhador deve ser fiel à avaliação do que está posto em votação. A comissão e o Sindicato se comprometem com práticas democráticas, de modo a garantir segurança na hora da escolha de cada um e cada uma. Valorize o seu voto!

Publicado em:04/10/2024