Rita Garrido
#Notícias | 15/08/2024
Começou nessa quarta-feira (14) a primeira edição de 2024 do curso de formação para dirigentes sindicais do Macrossetor da Indústria da CUT-RS (MSI-CUTRS). O projeto, previsto para ser realizado em abril deste ano, foi interrompido devido ao período de calamidade público causado pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul no mês de maio.
As atividades do primeiro módulo ocorrem na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, e reúnem sindicalistas dos ramos da metalurgia, alimentação, mobiliário, construção civil, calçadistas, vestuário e aeroviário.
A novidade desta edição é a parceria do MSI com o Instituto de Formação e Pesquisa INTEGRAR-RS, responsável pela captação de recursos e pelo desenvolvimento da iniciativa, através do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego.
Desafios da Organização Sindical
Nos dois primeiros dias de formação, o desafio da organização sindical foi o tema que guiou as discussões. Provocados sobre a atuação dos dirigentes sindicais, em especial nos locais de trabalho, o grupo apresentou reflexões sobre os problemas e a necessidade de renovação das estratégias.
O trabalho de formação ocorre por meio de leituras direcionadas, debates e trabalhos práticos em grupos. Além disso, os encontros contam com convidados especiais, que apresentam temas e experiências do trabalho sindical, como no caso do painel virtual sobre Redes Sindicais em empresas multinacionais e transnacionais, apresentado por Fernando Lopes, metalúrgico e assessor voluntário da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT).
Para o encerramento do primeiro módulo nesta sexta-feira (16), está prevista a síntese das discussões sobre o tema da organização sindical, além de uma troca de experiências com o metalúrgico Marquinhos, do ABC de São Paulo, que irá tratar dos Comitês Sindicais de Empresa (CSE). O segundo módulo do curso deve acontecer em outubro.
Fonte: STIMMMEC