Rafaela Amaral

#Destaques | 18/06/2024

Nas últimas semanas, foram anunciados diversos programas de auxílio que visam ajudar as pessoas atingidas pelas enchentes em todo o Rio Grande do Sul. As iniciativas partem do Governo Federal, do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Canoas, e possuem regras diferentes para cada solicitação.

Pensando em auxiliar os trabalhadores/as da base que foram atingidos, o Sindicato formulou um guia com os principais programas. A versão impressa também está sendo entrega nas fábricas da base. Confira.

AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO

Valor: R$ 5.100,00. É preciso fazer cadastro diretamente com a prefeitura do municipio que você reside (link de Canoas aqui). Pagamentos via Caixa Econômica ou app Caixa Tem.

SAQUE CALAMIDADE FGTS

Valor: até R$ 6.220,00 para moradores das áreas/casas atingidas pelas enchentes. Via Aplicativo do FGTS ou agência da Caixa Econômica Federal (CEF).

VOLTA POR CIMA

Valor R$ 2.500,00 por família cadastrada no CadÚnico (pacela única). Pagamento pelo cartão cidadão, para famílias com renda de até R$ 218,00 por pessoa.

PIX SOS RS

Para famílias não contempladas no Volta por Cima. Valor R$ 2.000,00 por família cadastrada no CadÚnico ou CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Famíliar).

VISTORIA DAS CASAS ATINGIDAS – CANOAS

A Prefeitura criou um sistema online (acesse clicando aqui) para solicitação de vistorias dos imóveis atingidos. É possível relatar à Defesa Civil os problemas encontrados no local após o retorno e enviar as fotos.

PAUSA NOS FINANCIAMENTOS CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Você pode solicitar a pausa, por até seis meses, no pagamento das parcelas de empréstimos como CDC, Crédito Pessoal e Renegociação ou nas prestações de Financiamento Habitacional com recursos FGTS. Para solicitar, é preciso acessar o site www.habitacaodigital.caixa.gov.br ou pelo Alô CAIXA 4004.0104 (Capitais ou Regiões Metropolitanas).

MINHA CASA MINHA VIDA – RECONSTRUÇÃO

Visa prover moradia a famílias que tiveram suas casas destruídas ou interditadas definitivamente, em razão da catastrofe. No momento, a Caixa Ecônomica Federal (CEF) está cadastrando imóveis existentes para compra-los. Acompanhe as informações pelas redes do Governo Federal e da CEF para se inscrever quando o programa começar.

Publicado em:18/06/2024