Rita Garrido
#Notícias | 10/10/2023
Em meio às transformações das relações de trabalho, no Brasil e no mundo, compreender a formação da sociedade é um importante passo para projetar o futuro da classe trabalhadora e do movimento sindical no país. Nesta linha, o Macrossetor da Indústria da CUT-RS (MSI-CUTRS) promoveu, nos dias 05 e 06 de outubro, o primeiro módulo de formação para dirigentes sindicais do ramo da indústria.
Participaram do encontro, realizado na sede dos metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, 35 dirigentes sindicais de diferentes ramos da indústria: metalurgia; celulose, papel e papelão; moveleiros; construção civil; petroleiros e petroquímicos.
Elaborado pelo assessor do Macrossetor da Indústria CUT-RS, João Marcelo Santos, e pelo diretor de formação da Federação dos Metalúrgicos do RS, Paulo Chitolina, o projeto é estruturado em 3 encontros presenciais, com tarefas intermódulos de estudo e pesquisa.
O primeiro tratou sobre os principais momentos do desenvolvimento econômico desde a fundação do Brasil até a década de 1930. A avaliação do encontro, segundo Santos, foi altamente positiva, com destaque para o tempo dedicado à leitura dos textos e para o trabalho em grupos.
Próximos encontros
Nos dias 27 e 28 de outubro, o tema do segundo encontro será política industrial, partindo de uma reflexão sobre o desenvolvimento econômico e da industrialização no país após a década de 1930.
O fechamento do projeto, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, irá abordar o papel do movimento sindical e dos dirigentes sindicais na reconstrução do Brasil, tendo como base as resoluções que serão tiradas entre os dias 19 e 22 de outubro no 14ª CONCUT (Congresso Nacional da CUT), bem como discussões a respeito do fortalecimento das negociações coletivas e da autonomia para discutir e definir formatos de sustentação financeira sindical.
Confira os registros do primeiro módulo
Fonte: STIMMMEC
Fotos: Rita Garrido e Rafaela Amaral / STIMMMEC