https://sindimetalcanoas.org.br/wp-content/uploads/2022/08/IMG_0374-3-scaled.jpg
Escrito por

Rita Garrido / STIMMMEC

#Notícias | 25/08/2023

O desafio de operar as redes sociais, em especial o WhatsApp, foi tema da primeira atividade do semestre promovida pelo Departamento dos Aposentados Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita na tarde de ontem (24). O encontro foi ministrado pelo coordenador do projeto “Tô Ligado! Tecnologia Digital para Aposentados”, Cristiano Cardoso, que também é formador nacional das Brigadas Digitais da CUT a partir do Sindiserv de Caxias do Sul.

Dividida em dois momentos, a oficina teve início com uma contextualização sobre as redes sociais e as possibilidades no uso correto dos aplicativos e também das funcionalidades dos aparelhos de celular. Na sequência, foram realizados exercícios práticos no WhatsApp, momento em que os aposentados e aposentadas aprenderam a formatar os textos das mensagens, utilizar “emoticons” e figurinhas, além de fazer e visualizar stories para o status.

Cardoso também deu dicas de como melhorar a interação nos grupos, sugerindo sempre o cuidado no compartilhamento dos conteúdos. Segundo ele, é melhor mandar um bom dia autentico, por mensagem de texto ou áudio, do que replicar vídeos e cards repetidos.

Às vezes vocês mandam um vídeo de bom dia em um grupo e depois colocam o mesmo vídeo em outro, que possivelmente tem pessoas repetidas que vão receber o mesmo conteúdo duas ou mais vezes”, lembrou Cardoso, que também reforçou o necessário cuidado o repasse de notícias falsas.

Muitas pessoas olham só a chamada da notícia e já compartilham. É preciso verificar a fonte da informação, se é confiável ou não, e se possível fazer uma rápida pesquisa no Google”. Para tanto, o coordenador repassou uma série de dicas que ajudam na hora de verificar a veracidade das informações

Cuidado com os golpes na rede

A segunda parte do encontro tratou dos golpes que frequentemente são aplicados nas redes sociais. Cardoso apresentou alguns exemplos recorrentes de crimes virtuais, que envolvem o envio de links para se clicar ou o pedido de depósitos / pix.

Dentro os exemplos mencionados estão o “falso empréstimo”, o “golpe do nudes”, o “falso emprego” e o “golpe do boleto falso”.

Há ainda os golpes que envolvem supostos sequestros de familiares, ou ainda, a clonagem do número de algum familiar que dispara mensagens solicitando dinheiro.

É preciso ficar atento porque pedir dinheiro via whatsapp, principalmente se envolve pressa nesse envio, é golpe. Esse tipo de crime sempre envolve o fator urgência, que pesa muito em se tratando de familiares”, afirmou Cardoso. A orientação passada é de que, em caso de dúvida, se ligue para o familiar ou peça para fazer uma chamada de vídeo.

Ampla programação até dezembro

O Departamento dos Aposentados está comemorando neste ano 10 anos de atuação com uma programação especial. A oficina de Redes Sociais para a Terceira Idade foi apenas a primeira atividade. Confira abaixo o cronograma de temas e não deixe de participar.

Fontes:

Publicado em:25/08/2023

Voltar

Notícias Relacionadas