#Notícias | 07/05/2020
Como forma de celebrar o 1º de maio, a Escola do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) disponibilizou o curso História do Movimento Sindical no Brasil de forma gratuita. São 12 horas de aula, divididas em seis encontros de duas horas. O curso estará disponível por um ano e para receber o conteúdo, é necessário se inscrever no site.
Faça sua inscrição aqui.
A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) orienta que os dirigentes das entidades filiadas façam o curso, como forma de se apropriar da história sindical e assim qualificar o debate com a base.
Para cada aula há um vídeo introdutório, textos, dicas de vídeos e exercícios ministrados pelo professor Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, Samuel Fernando de Souza, formado em História pela UNESP e doutor em História Social do Trabalho pela Unicamp.
O curso apresenta ao estudante o contexto histórico do surgimento dos primeiros sindicatos na Europa e um percurso cronológico dos sindicatos no Brasil. Essa trajetória possibilitará a compreensão do conceito de sindicato e, consequentemente, a compreensão do papel histórico dessa instituição na constituição do mundo democrático contemporâneo.
Confira o programa das aulas:
1. Definição de sindicato e contexto histórico
2. O movimento sindical na Primeira República
3. O primeiro governo Vargas e o enquadramento sindical
4. As iniciativas intersindicais durante a “República Populista”
5. O golpe civil-militar e o “Novo Sindicalismo”
6. Panorama do Movimento Sindical na Nova República Formato
Além deste, há outros cursos gratuitos na Escola do Dieese. Confira aqui.
Fonte: FTM-RS com informações do Dieese