#Notícias | 30/04/2020
Iniciativa visa incentivar doações ao município e reforçar proteção aos trabalhadores
Na manhã desta quinta-feira, o Sindicato acompanhou a entrega de equipamentos de proteção individual à Secretaria de Saúde de Canoas. O material, fornecido pela metalúrgica General Electric (GE), será destinado aos trabalhadores/as da saúde no município. Ao todo, foram doados 50 litros de álcool gel 70%; 2.400 toucas descartáveis; 120 óculos de sobrepor; 4.600 luvas; 200 protetores faciais e 250 máscaras cirúrgicas.
O presidente Paulo Chitolina e o tesoureiro Flávio de Souza acompanharam a entrega, que contou também com a articulação e participação da Vereadora Maria Eunice (PT-RS). O secretário de saúde do município, Fernando Ritter, recebeu o material ressaltando a importância do apoio e destacou o trabalho que está sendo realizado na cidade, que vem implementando regras, como o uso obrigatório de máscaras no transporte público, no combate ao Coronavírus.
Na ocasião, Chitolina informou que o Sindicato pretende intensificar o diálogo com as empresas da base para realizarem doações, como uma contrapartida à ajuda que estão recebendo do governo no atual momento. “Tem incentivo do governo para ajudar na economia, flexibilizando salários e jornadas, além de outras medidas. Logo, é justo que as empresas ajudem o município a fortalecer a prevenção ao vírus, o que só beneficia os trabalhadores e as famílias”.
Recentemente, o Sindicato elaborou em conjunto com as secretarias da saúde de Canoas e de Nova Santa Rita um documento com orientações de prevenção para os trabalhadores que estão atuando nas empresas e/ou que retornaram ao trabalho após o afastamento. “O documento tem ajudado muito, pois as empresas entenderam que não é somente uma preocupação do Sindicato, mas do município”.
Flávio de Souza lembrou que para as próximas semanas, o Sindicato articula a entrega de máscaras de pano nas empresas de menor porte, para os trabalhadores se deslocarem ao trabalho. “Estamos produzindo mais de 2 mil máscaras, de pano, que se bem higienizadas, podem ser de uso diário sem descarte”.
Maria Eunice também destacou a importância de divulgar estas ações, como forma de estimular outras iniciativas e fortalecer a saúde da cidade neste momento de pandemia.
Ações da GE em relação ao COVID-19
A General Electric tem adotado no cotidiano de trabalho dentro da empresa, medidas de proteção e prevenção que dialogam com as orientações elaboradas pelo Sindicato à categoria. Detre elas estão:
– Informações Gerais de Boas práticas de higiene
– Comunicados nos murais de empresa e por email à todos usuários atualizados frequentemente conforme atualizações oficiais.
– Questionário de Pré-Triagem para Visitantes
– Preparação médica / Plano de Resposta
– Distribuição de Equipamento de proteção individual (Máscaras cirúrgicas) ou coletiva (Desinfetante para as mãos à base de álcool, Desinfetante para limpeza de escritórios), roupas médicas, e medidores de temperatura corporal triagem ativa na portaria.
– Instruções (comunicados internos) sobre medidas preventivas.
– Gerenciamento de casos suspeitos (Isolamento e avaliação)
– Restrições de viagens
– Sinalizações para distância segura no restaurante, alimentos embalados e pôsteres com instruções.
– Rotina de Limpeza / desinfecção em todas as áreas da empresa.
– Triagem médica para visitantes
– Instalação de pias para higiene das mãos
– “Palestras de conscientização” do médico do trabalho no chão de fábrica
– Simulação de caso positivo
– Programa de Assistência ao Empregado
– Higiene aprimorada nos Ônibus
– Medição de temperatura na portaria da empresa para 100% das pessoas
– Local na entrada para desinfecção dos calçados
Fonte: STIMMMEC (Com informações da GE)