#Destaques | 14/10/2016
A CUT acaba de lançar a cartilha “Previdência: seu direito está em risco”, na qual analisa em detalhes a proposta do governo golpista de Michel Temer de mudar as regras da aposentadoria.
A publicação mostra o que as novas regras propostas representam para trabalhadores do campo e da cidade, em especial mulheres, professores e rurais, que terão de trabalhar muito mais e receber um benefício menor.
A cartilha desmonta argumentos usados pelos golpistas, como o de que há rombo nas contas da Previdência e o de que os brasileiros se aposentam muito cedo.
Na verdade, hoje sobram recursos no sistema, que são usados para pagamento de juros que engordam o lucro dos banqueiros, esclarece a CUT.
Quanto à média de idade da aposentadoria no Brasil, há regiões onde os trabalhadores vão morrer antes de se aposentar se a idade mínima de 65 anos for aprovada.
A CUT assinala que a reforma de Temer vai beneficiar os mais ricos, sufocar os trabalhadores e entregar a Previdência para as instituições financeiras que, junto com os empresários, financiaram o golpe e agora cobram a conta.
Temer, que se aposentou aos 55 anos e recebe R$ 33 mil por mês, além do salário de presidente, quer que o trabalhador se aposente aos 65/70 anos ou mais.
A CUT orienta seus sindicatos, dirigentes e militantes a fazerem cópias da publicação para subsidiar os debates sobre o tema que necessariamente devem ser mantidos e ampliados. “Se a sociedade não for alertada, se não nos organizarmos e pressionarmos o Congresso Nacional, mais uma perversidade contra o povo pode ser aprovada e comemorada pelos parlamentares”, ressalta a direção da Central.
A Cartilha está disponível no Portal da CNM/CUT. Clique aqui para ler e fazer o download.
(Fonte: Marize Muniz – CUT Nacional)