#Destaques | 08/08/2016
Diante das ameaças que rondam os direitos trabalhistas, entre as quais uma desastrosa reforma na Previdência Social, o Departamento dos Aposentados Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita realizou, na tarde do dia 28 de julho, o debate “O Futuro dos Aposentados e os Futuros Aposentados”, com o especialista no assunto em questão, Dr. João Lucas de Mattos, advogado previdenciário. O encontro, realizado no salão de evento da entidade, contou com a presença expressiva de aposentados/as e trabalhadores/as que ainda estão na ativa.
Na abertura do debate, o presidente do Sindicato, Paulo Chitolina, ressaltou a importância das políticas do departamento quando somadas às ações do Sindicato. “É muito importante que a nossa entidade dialogue com os trabalhadores e trabalhadoras que hoje se encontram aposentados, pois a conjuntura política não está poupando ninguém do retrocesso”.
Angélico Pereira, que integra o departamento, reforçou a necessidade de todos os(as) aposentados(as) participarem das atividades e das mobilizações. “Já fizemos muitas lutas, mas ainda estamos vivos, companheiros. Não podemos deixar que passem por cima de tudo que já conquistamos”.
Confira galeria do encontro na fanpage do Departamento
No debate, o Dr. João Lucas de Mattos fez uma breve reflexão sobre a conjuntura política, alertando que o governo interino de Temer já tinha um projeto retrógrado na manga antes mesmo do afastamento de Dilma. Ele ainda abordou a história dos direitos trabalhistas e reforçou o verdadeiro objetivo da Previdência Social que, atualmente, vem sendo focado no âmbito econômico. “O déficit da Previdência Social inexiste. Pelo contrário, ela é superavitária. E nós temos que estar cientes que este é um órgão que compõe a chamada seguridade social, ou seja, serve para amparar e proteger o cidadão”. O advogado ainda alertou para a extinção do Ministério da Previdência como uma forma encontrada pelo governo interino de utilizar o dinheiro das contribuições como bem entender.
Dentre os assuntos abordados, os presentes puderam esclarecer dúvidas sobre a desvinculação do reajuste dos aposentados com o salário mínimo, a desaposentadoria, a MP 739 (auxílio-doença e aposentadorias por invalidez) e a pensão por morte. No final, os integrantes do departamento dos aposentados, assim como o Dr. João Lucas, puseram-se à disposição dos presentes e reforçaram os atendimentos que ocorrem todas as quintas-feiras, das 14h às 17h, na sede do Sindicato.
Fonte: STIMMMEC