#Notícias | 10/02/2016
Quem contribuiu com os programas até 1988 tem direito ao recebimento anual do rendimento de suas cotas, além de poder sacar todo o crédito em caso de aposentadoria, doença ou se tiver mais de 70 anos
Mais de 15 milhões de trabalhadores não sabem que têm créditos a receber do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep pelo Banco do Brasil.
Segundo a CGU, quem contribuiu com os programas até 1988 tem direito ao recebimento anual do rendimento de suas cotas, além de poder sacar todo o crédito em caso de aposentadoria, doença ou se tiver mais de 70 anos. Até aquele ano, o PIS/Pasep era gerido por um fundo de participação e as contribuições feitas até então chegavam perto de 31 milhões de cotistas e valores de R$ 37,5 bilhões.
Direito
A partir de 1988, o fundo parou com a arrecadação para contas individuais e os recursos das contribuições passaram a ser destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Para ter direito ao benefício, o trabalhador que contribuiu até 1988 deve procurar o Banco do Brasil (Pasep) ou a Caixa Econômica Federal (PIS).
Fonte: Agência Brasil