#Notícias | 03/08/2015
A nova direção da Federação dos/as Trabalhadores/as Metalúrgicos/as (FTM/CUT-RS) para o triênio de 2015/2018 tomou posse no sábado, 1º de agosto. A solenidade foi realizada na sede da Coopan – Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita, no Assentamento Capela. O local foi escolhido por conta da unidade operária e camponesa, que devem prevalecer na luta pela valorização do trabalho e pela produção da alimentação agroecológica saudável, reivindicada nas fábricas pelos trabalhadores/as urbanos e constante na pauta de reivindicações dos metalúrgicos do RS.
A solenidade iniciou por volta do meio-dia, logo depois que dirigentes, familiares e convidados visitaram as instalações da Coopan, onde são produzidos, armazenados, embalados e dado valor agregado à toda a produção agropecuária, especialmente o arroz orgânico e ecológico, produto que foi distribuído a todos os presentes.
Em seguida, todos os 36 novos dirigentes da FTM/CUT foram apresentados para serem efetivamente empossados por aclamação de dirigentes de entidades sindicais superiores, como a IndustriALL – União Global de Trabalhadores, CUT – Central Única dos Trabalhadores e CNM/CUT – Confederação Nacional dos Metalúrgicos, representadas por Marino Vani, Quintino Severo e Paulo Cayres, respectivamente. Entre os empossados estavam cinco metalúrgicos da base metalúrgica de Canoas e Nova Santa Rita: Flávio José Fontana de Souza, Paulo Chitolina, Ivan da Silva Pereira, Paulo Cesar Tassinari, Rogério de Matos Alves e Jorge Luis Campos da Silva Jr.
Uma mesa composta por representantes de partidos, sindicatos e movimentos sociais foi formada para fazer análises da conjuntura e ressaltar a importância da união da classe trabalhadora para combater a tentativa de setores atrasados da elite brasileira de criminalizar a esquerda, os dirigentes das instituições que representam a classe trabalhadora e os próprios movimentos sociais, tentando impor retrocessos trabalhistas e sociais.
Na ocasião foi lembrado o ato terrorista em São Paulo contra o Instituto Lula, fundação criada pelo ex-presidente para lutar contra a fome no mundo. Uma bomba foi jogada no prédio e, felizmente, não vitimou ninguém, mas mostrou que golpistas se esforçam para criar um clima de medo na sociedade e instabilidade política e social para destituir o governo Dilma, impedir que Lula volte e o conservadorismo elitista e neoliberal domine a condução do país. Paulo Cayres, presidente da CNM/CUT, conclamou todos os movimentos sociais a não vacilar. “Precisamos resistir e repudiar este tipo de ação”, disse Paulão.
Após a posse, um almoço foi servido aos dirigentes e convidados. No cardápio, feijão e arroz ecológicos, livre de agrotóxicos, aipim, saladas sem pesticidas e carnes de animais criados e abatidos na Coopan.
O papel da FTM/CUT
A Federação dos Metalúrgicos é uma entidade muito importante para a categoria metalúrgica. Ela congrega todos os 28 sindicatos metalúrgicos do Estado pra pensar e unificar a luta da categoria. Também contribui para que os sindicatos menores ou menos estruturados possam ter condições de lutar e conquistar bons acordos e convenções coletivas, fortalecendo de forma uniforme a categoria no Estado. Aliás, a FTM/CUT participa e coordena de várias mesas de negociação, garantindo avanços em salários e benefícios para milhares de trabalhadores e trabalhadoras gaúchas, como os dos setores de Máquinas Agrícolas e de Reparação de Veículos, por exemplo. Por fim, a FTM é uma das entidades que mais investe na formação de dirigentes sindicais e outras lideranças nas fábricas (cipeiros, membros de comissões etc). Junto com federações e confederações de outros ramos, ajuda na sustentação política e financeira da maior central sindical do país (e uma das maiores do mundo), a CUT.
Os dirigentes da FTM-RS
Jairo Santos Silva Carneiro – Presidente
Enio Lauvir Dutra dos Santos – Vice-presidente
Flávio José Fontana de Souza – Secretário geral
Paulo Chitolina – Secretário de Formação e Política Sindical
Milton Luis Leorato Viario – Secretário de Imprensa e Divulgação
Claudia Fabiane Olim – Secretária de Saúde
Ademir Acosta Pereira Bueno – Secretário de Finanças
Adir Luis Ruppenthal – Secretário adjunto de Finanças
Sandro Ramos Barros – Coordenador da Região Sul
Claudir Antônio Nespolo – Coordenador da Região da Grande Porto Alegre
Mauri Antônio Schorn – Coordenador da Região da Serra
Alcidir Antoninho de Andrade – Coordenador da Região do Planalto
João Roque dos Santos – Coordenador da Região das Missões
Adolfo Celoni da Rosa – Coordenador da Região da Fronteira
Alex Teixeira de Oliveira – Coordenador da Região Central
Gilberto de Moraes Saraiva – Diretor efetivo
Francisco Pedroso Laurindo – Diretor efetivo
Rogério de Matos Alves – Diretor efetivo
Marcelo Schaffer – Diretor efetivo
Adilson Pacheco – Diretor efetivo
Quintino Marques Severo – Diretor efetivo
Rafael Messias Moretto – Diretor efetivo
Jorge Luis Campos da Silva JR. – Diretor efetivo
Jorge Luiz Silveira de Carvalho – Diretor efetivo
Sirlei de Moura Vieira – Diretor efetivo
Paulo Gonçalves da Costa – Diretor efetivo
Ivan da Silva Pereira – Diretor efetivo
Paulo Cesar Tassinari – Diretor efetivo
Celso Adam – Diretor efetivo
Roseleide da Luz de Freitas – Diretor efetivo
Sávio André dos Santos – Membro efetivo do Conselho Fiscal
Sandra Salete Weishaupt – Membro efetivo do Conselho Fiscal
Jorge Luis ramos – Membro efetivo do Conselho Fiscal
Luiz Sergio de Àvila Machado – Membro suplente do Conselho Fiscal
Ari Antônio Dias Severo – Membro suplente do Conselho Fiscal
Miguel Kaipper Maciel – Membro suplente do Conselho Fiscal