#Notícias | 30/06/2015
Na manhã desta terça-feira, 30, os trabalhadores da Midea Carrier, em Canoas, e da Harman, em Nova Santa Rita, cruzaram os braços para se informar sobre o andamento das negociações da Campanha Salarial 2015. As assembleias, realizadas simultaneamente, tiveram como objetivo conscientizar a categoria sobre a relutância dos patrões na mesa de negociações e reforçar a luta por um aumento real.
Desde as 6h30min, dirigentes sindicais aguardavam os trabalhadores da Midea Carrier para a realização do ato. Além de abordar as negociações da campanha salarial, cipeiros da fábrica falaram sobre problemas internos, como a tentativa de alguns patrões de frear a atuação das cipas dentro da empresa.
Embora o sindicato tenha apresentado a pauta da campanha no mês de abril, até o momento a mesa patronal reluta nas negociações e não apresenta uma posição no acordo. O deputado estadual e ex-presidente do sindicato, Nelsinho Metalúrgico, que também esteve em frente à fábrica, lembrou o quanto a força dos trabalhadores da Midea já foi decisiva nas campanhas salariais. O presidente do sindicato, Paulo Chitolina, lembrou que a empresa foi fundamental na mobilização do dia 29 de maio, quando ocorreu a paralisação de três importantes fábricas da cidade.
Também no início da manhã, outra assembleia ocorreu na porta da Harman, em Nova Santa Rita. Sendo umas das fábricas mais relutantes a conceder o aumento em 2014, a empresa se manteve firme ao lado da mesa patronal durante as negociações do último dissídio. Mesmo com mais de 70% das empresas fechando acordos individuais, a Harman liberou o aumento apenas após decisão judicial. Neste ano, a campanha já se encaminha para a quinta rodada de negociações, ainda sem um reajuste definido.
Na porta da fabrica, dirigentes sindicais relembraram a posição da empresa na última campanha, que se arrastou até o mês de outubro por consequência do ajuizamento do dissídio. Neste ano, a postura da mesa patronal continua a mesma e o sindicato luta para que um bom acordo seja fechado o quanto antes, evitando o desgaste da categoria e garantindo um direito adquirido.
Informação em todos os turnos
Na noite dessa segunda-feira, 29, dirigentes da Maxiforja estiverem em frente à fábrica para entregar a última edição do jornal Metalúrgicos Unidos, produzido pela Federação dos Metalúrgicos do RS. Além de informar os trabalhadores sobre o andamento das negociações da campanha salarial, os dirigentes fizeram chamada para a Mobilização Estadual dos Metalúrgicos da CUT, que ocorre nesta quinta-feira, 2, em todo o estado.
Fonte: STIMMMEC