Escrito por

#Destaques | 25/07/2014

Votação reforça prestígio da direção CUTista. Paulo Chitolina e uma direção 33% renovada assumem em 1° de setembro o mandato 2014/2017

A Chapa 1, encabeçada pelo atual presidente Paulo Chitolina, venceu as eleições do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita/RS, filiado à CUT, e reelegeu-se para o mandato no triênio Setembro/2014 a Agosto/2017. A chapa CUTista e de situação obteve 75% dos votos válidos, ampliando a vantagem conquistada há três anos, quando fez 66% dos votos válidos. Já a Chapa 2, de oposição, fez os 25% dos votos válidos restantes na eleição deste ano e diminuiu sua força em relação à eleição passada, quando fez 34% dos votos.

As eleições foram realizadas nos dias 23 e 24 de julho e surpreenderam pela grande participação dos associados, que garantiram no primeiro dia de votação o quórum mínimo para validar o pleito. “É o reconhecimento dos metalúrgicos ao trabalho desenvolvido nos últimos anos por nossa diretoria. Conquistamos bons acordos coletivos, com reajustes salariais acima da inflação e várias cláusulas que garantiram benefícios e direitos não previstos na legislação trabalhista”, resumiu Silvio Bica, reeleito vice-presidente do sindicato.

“Fizemos uma eleição limpa, com responsabilidade, propostas e compromissos. Vencemos não só a eleição, mas os ataques, as mentiras, as acusações levianas e as falsas promessas de algumas pessoas que, infelizmente, afrontaram o bom-senso e sempre esconderam da categoria os reais motivos que os fizeram romper com a direção cutista e se bandear para o lado de uma oposição composta por quem já teve a chance de lutar pela categoria, mas vendeu a estabilidade ou não teve capacidade e competência para representar com dignidade a categoria. De positivo, essa oposição contribuiu para unificar e fortalecer ainda mais a direção cutista, e mostrar para nós que é preciso investir ainda mais na luta e na formação política dos militantes”, avaliou o presidente reeleito, Paulo Chitolina.

Segundo Chitolina, a Chapa 1, CUTista, por mais motivos tivesse para se defender dos ataques e inverdades ditas pela chapa de oposição, preferiu fazer uma campanha ética e limpa porque sempre fez questão de valorizar um dos maiores patrimônios de nossa base metalúrgica, que é a unidade da categoria. “Sempre tivemos claro que os nossos verdadeiros adversários estão entre aqueles que querem explorar, demitir e retirar direitos. Por isso, passado esse processo eleitoral, queremos dialogar com os metalúrgicos que votaram na chapa de oposição para esclarecer uma série de questões, lembrar que a nossa direção terá uma renovação de mais de 30% a partir de setembro e dizer que estamos contando com eles para nos ajudar na luta por bons acordos coletivos, lutar por melhores salários, melhores condições de trabalho nas fábricas, respeito aos direitos trabalhistas e previdenciários, lutar contra o banco de horas, o excesso de jornada e a precarização da mão-de-obra, lutar pela redução da jornada e por aposentadorias justas, entre outras lutas importantes”, declarou.

 

AGRADECIMENTOS

No final da apuração, o presidente Paulo Chitolina, assim como outros componentes da Chapa 1 vitoriosa, agradeceu a todos os 2.650 associados/as que compareceram para votar. “74% dos companheiros e companheiras aptos a votar se deslocaram para uma das 18 urnas fixas ou itinerantes para participar da eleição”, ressaltou.

A chapa vencedora também fez questão de agradecer o apoio de dezenas de militantes de sindicatos metalúrgicos e de outras categorias que se deslocaram de suas cidades da região metropolitana de Porto Alegre, do interior do RS e de outros Estados, contribuindo para o trabalho de divulgação, de coleta de votos e de outras tarefas importantes da campanha eleitoral vitoriosa.
Por: Geraldo Muzykant – Jornalista

 

Fontes:

Publicado em:25/07/2014

Voltar

Notícias Relacionadas