Escrito por

#Notícias | 10/12/2015

A CUT-RS está intensificando a mobilização para a 20ª Marcha dos Sem, que será realizada na próxima sexta-feira, 11, em Porto Alegre. A concentração ocorre às 14h, mas o local mudou para a Rótula das Cuias, em frente ao Parque da Harmonia. A caminhada seguirá pelas Rua Aureliano de Figueiredo Pinto, Avenida Borges de Medeiros, Rua Jerônimo Coelho e Praça da Matriz, terminando com ato público em frente ao Palácio Piratini.

 

 

Em reunião, dirigentes cutistas defenderam a necessidade de intensificar a pressão contra o golpe e em defesa da democracia, denunciar o ajuste fiscal e lutar contra o retrocesso e por mais direitos, eixos centrais da Marcha dos Sem. “Vamos gritar bem forte que não vai ter golpe”, destacou o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, lembrando que a agenda dos golpistas é a mesma dos neoliberais inimigos da classe trabalhadora.

 

 

Milhares de trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, de todo o Rio Grande do Sul, são esperados na Marcha dos Sem.

 

 

A tradicional passeata, organizada pela Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), é promovida anualmente desde 1996. O principal objetivo é mobilizar a classe trabalhadora e os movimentos sociais para enfrentar o modelo neoliberal, que tem trazido exclusões e aprofundado as desigualdades de acesso e oportunidades, aumentando a violência e a precarização do trabalho na sociedade.

 

 

Frente Brasil Popular

 

 

 

A partir das 9 horas desta sexta-feira, 11, acontece o lançamento da Frente Brasil Popular (FBP) no Rio Grande do Sul. A atividade será realizada no auditório da FETAG-RS, na Rua Santo Antônio, 121, bairro Floresta, em Porto Alegre.

 

 

O líder nacional do MST, João Pedro Stédile, a presidente nacional da UNE, Carina Vitral, e a presidente da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), Miguelina Vecchio, participarão do evento.

 

 

O ato de lançamento ocorre após vários atos de pré-lançamento promovidos em Porto Alegre e diversas cidades no interior gaúcho. Haverá também a indicação da Comissão Operativa da Frente Brasil Popular e será feito um debate sobre a agenda de ações para o próximo período.

 

 

O que é a FBP

 

 

A Frente Brasil Popular, lançada no dia 5 de setembro, em Belo Horizonte, representa, acima de tudo, uma tentativa da esquerda em responder, da forma mais unitária possível, à ofensiva conservadora em curso.

 

 

Tem como compromissos centrais a defesa da legalidade democrática e do mandato constitucional sacramentado pelas urnas. A FBP luta simultaneamente contra o golpismo, representado pelos setores mais conservadores, e o sequestro da agenda governamental pelos interesses do capital financeiro.

 

 

Fonte: CUT RS

Fontes:

Publicado em:10/12/2015

Voltar

Notícias Relacionadas