https://sindimetalcanoas.org.br/wp-content/uploads/2022/08/IMG_0374-3-scaled.jpg
Escrito por

Rita Garrido

#Notícias | 06/11/2025

20 anos do “NÃO À ALCA”: sindicato presente na celebração da resistência contra o projeto neoliberal de livre comércio

Aconteceu na cidade argentina de Mar del Plata o evento que celebrou os 20 anos de resistência contra a Área de Livre Comércio das Américas, a ALCA. O encontro reuniu lideranças sindicias, sociais e políticas da América Latina, nos dias 04 e 05 de novembro, e promoveu debates sobre o papel histórico da resistência e os desafios atuais de organização da classe trabalhadora.

Os Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita foram representados no encontro pelos dirigentes sindicais Leandro Freitas, Dejanira Alves e Renan Santos, que destacaram a atualidade das discussões e o exemplo da resistência à ALCA como defesa da soberania dos países latinos.

Da esquerda para a direita: Dejanira Alves, Leandro Freitas e Renan Santos. Foto: Divulgação

A ALCA

A celebração ocorreu na mesma cidade que em novembro de 2005 foi realizada a IV Cúpula das Américas. Cenário de enormes mobilizações sociais, a cidade fervilhava. Sob os gritos de “Não a Bush”, que já era considerado criminoso de guerra após a invasão estadunidense ao Iraque, e “não à Alca”, os atos políticos e as intervenções culturais se multiplicavam em cada canto de Mar del Plata.

Em paralelo, movimentos sociais, sindicatos e ativistas de todo o continente se reuniam na III Cúpula dos Povos, uma anti-cúpula que exigia que os governos não assinassem o tratado, considerado uma entrega total da soberania nacional e uma ameaça à autonomia econômica e social dos países.

A derrota da Alca foi resultado de um longo processo de acumulação de lutas sociais e aprendizados coletivos que, em coordenação com diversos governos da região, permitiu consumar uma das gestas populares mais importantes do continente.

Fonte: STIMMMEC (com informações de Brasil de Fato e Brasil 247)

Fontes:

Publicado em: 06/11/2025

Voltar