Por que é importante o Sindicato ter sindicalizados?

Com as reformas dos últimos anos, em especial a Trabalhista e a Previdenciária, a precarização do trabalho avançou sobre toda a classe trabalhadora. A fragilização dos Direitos Trabalhistas só beneficiou os empresários, que apostam na individualização das relações de trabalho e dos acordos, com o discurso de “liberdade” para os trabalhadores. O objetivo é que o trabalhador fique sozinho, frente a frente com o patrão para negociar seus direitos. Nessa relação desigual de forças quem você acha que sairá perdendo?

Por isso, reafirmamos que somente com união poderemos enfrentar este novo cenário. São os sindicatos que, além de representarem e defenderem os trabalhadores, negociam e fazem cumprir os direitos e acordos. Ao longo dos anos, a categoria metalúrgica conquistou direitos que estão na Convenção Coletiva, inclusive o reajuste salarial anual, que não tem previsão em lei.

A garantia das conquistas obtidas até aqui e o enfrentamento do que vem pela frente passa pelo fortalecimento do Sindicato. Um sindicato não se faz sozinho, sendo o apoio e a participação dos trabalhadores fundamentais. É isso que define a força de uma categoria. Já falamos antes e repetimos, quanto mais organizados e unidos os trabalhadores e trabalhadoras estiverem, mais força teremos para a manutenção dos direitos e o avanço nas conquistas!

Como fazer para sindicalizar-se?

É simples! Após o preenchimento de uma ficha online com os principais dados do trabalhador, o Sindicato realiza um contato para confirmação da proposta de associação e inclui o cadastro no quadro de associados(as) da entidade. A partir daí, ele e seus dependentes passam a ter o direito irrestrito a todos os benefícios oferecidos pela entidade.

IMPORTANTE: para a formalização da associação, é preciso o comparecimento do trabalhador ou da trabalhadora na sede do Sindicato (Rua Caramuru, 330 – Centro / Canoas) para que a ficha de sócio seja assinada e sejam retiradas as carteirinhas de sócio/a e dependentes.

O novo associado passa a ter o direito de influir nos destinos da entidade e da categoria, tendo vez e voz, podendo votar e ser votado. Deste novo associado é cobrada uma mensalidade proporcional a 1,5% do salário-base. O valor, devidamente descontado em folha de pagamento, é repassado pela empresa ao sindicato.

Clique aqui para ter acesse à proposta de sócio online