Sustentação: Uma discussão urgente

Na edição nº 353 do jornal A Vez e a Voz, o Sindicato pautou, em conjunto com a Federação dos Metalúrgicos do RS, a sustentação das entidades sindicais. Apresentamos nossa posição em relação ao Imposto Sindical e às mudanças previstas na Lei 13.467/17 (Reforma Trabalhista), que decreta o fim do tributo. No entanto, o posicionamento contrário à cobrança sempre existiu por parte da Central Única dos Trabalhadores e seus sindicatos filiados, na tentativa de travar uma discussão ampla e transparente sobre alternativas de sustentação do movimento sindical. Infelizmente, em meio à crise, eis o momento.

Em mais de 50 anos de história junto aos trabalhadores(as) de Canoas e Nova Santa Rita, muitas foram as lutas e as conquistas – patrimoniais e de direitos – para a categoria. Temos sede própria, bem localizada e equipada em todos os campos de atendimento (informações e dúvidas, rescisões, atendimento jurídico e médico), sem falar nas áreas de lazer (quadra de futsal, cancha de boliche e bocha, salão de festas completo e Colônia de Férias). Nas lutas, garantimos uma década de ajuste real nos salários da categoria (mais de 20%), construímos uma Convenção Coletiva de Trabalho vantajosa aos trabalhadores(as), garantindo conquistas em cláusulas do acordo coletivo, e estamos sempre presentes nas negociações de fábrica, nas campanhas Estaduais e Nacionais pela defesa de direitos e na conscientização da categoria sobre a conjuntura político econômica.

Queremos continuar atuando com a lógica da solidariedade e do companheirismo, sendo o braço direito da categoria, o instrumento de defesa e de luta dos trabalhadores, contrariando aqueles que vociferam inverdades sobre nossa atuação. E em um momento de ataque severo à classe trabalhadora, fortalecer o movimento sindical é um ato de resistência, de consciência e, principalmente, de garantia da manutenção de tudo que conquistamos até aqui. Sindicato não é, e nunca foi, uma perda de tempo!