Sindicato repudia machismo ocorrido na Câmara de Vereadores de Canoas

O Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, no dever de defender e preservar a integridade de todos e todas que compõem a classe trabalhadora do país, assim como de lutar ao lado dos movimentos sociais e populares contra qualquer desrespeito, repudia as ofensas proferidas pelo vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Jures Hoy, contra a senadora e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) Nacional, Gleisi Hoffmann, ocorridas na sessão realizada nessa quinta-feira (29) no município.

 

 

Em pronunciamento realizado na tribuna, o vereador do PTB utilizou os termos “cafajeste” e “vagabunda” ao falar da senadora e tentar relacionar a imagem da política aos casos de corrupção no país. Também afirmou, supondo representar o pensamento e o sentimento de todas as canoenses, que se sentiria envergonhado se fosse mulher. Na mesma sessão, o vereador Emílio Neto (PT) pediu a palavra e solicitou que os termos utilizados por Hoy fossem registrados em ata. Também, classificou como “deselegante” a agressão feita contra uma mulher por diferenças políticas.

 

 

A vereadora Maria Eunice (PT) registrou o momento e viralizou nas redes sociais, afirmando se tratar de uma fala odiosa, acusatória e machista por parte do presidente da Câmara. A Secretaria Estadual de Mulheres e a Executiva Estadual do PT/RS  também largaram nota repudiando o pronunciamento do vereador, afirmando que o político “não tem preparo para assumir um cargo de tão alta relevância que deve representar a diversidade da cidadania do município de Canoas, a qual tem uma maioria de mulheres em sua população”.

 

 

 

 

O presidente do Sindicato, Paulo Chitolina, afirmou ser “intolerável” a fala do vereador. “Independente das posições políticas, o que ocorreu na Câmara de Vereadores foi uma total falta de respeito com a dignidade de todas as mulheres do município. Não podemos e não vamos tolerar”.

 

 

Nesta sexta-feira (29), Juares Hoy divulgou um vídeo em sua página no Facebook, justificando a fala da sessão. Na publicação, afirmou que respeita a todas as mulheres, mas, obviamente não respeita a senadora Gleisi Hoffmann “porque ela participa de uma quadrilha que roubou o país e que roubou a dignidade do povo brasileiro”.

 

 

Confira a íntegra da nota de repúdio da Secretaria e Coletivo Estadual de Mulheres do PT/RS e da Executiva Estadual do PT/RS

 

 

Nota de repúdio

 

 

A Secretaria Estadual de Mulheres e a Executiva Estadual do PT/RS repudiam as palavras sexistas, machistas proferidas pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Canoas/RS, Juares Carlos Hoy (PTB) contra a Senadora e Presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

 

 

Juares que é filiado ao PTB, mesmo partido do prefeito municipal, ao fazer uso da palavra em sessão ordinária no dia 28 de setembro de 2017, demonstrou toda sua inabilidade no trato interpessoal, trocando o debate – que deveria ser político e fundado em argumentos – pelo discurso de ódio, marcado pelo desrespeito e o preconceito para com seus pares das siglas adversárias e, principalmente, com integrantes do PT, em especial sua Presidenta Nacional. Ao se utilizar de palavras pejorativas e ofensivas demonstra não ter preparo para assumir um cargo de tão alta relevância que deve representar a diversidade da cidadania do município de Canoas, a qual tem uma maioria de mulheres em sua população. 

 


Nós, mulheres do Partido dos Trabalhadores, junto com a Executiva Estadual, exigimos uma manifestação de desagravo às mulheres, ao PT e à Presidenta e Senadora Gleise Hoffman por parte do Poder Legislativo de Canoas, que seja analisado por aquele poder a quebra de decoro parlamentar e portanto a inclusão do referido vereador na Comissão de Ética daquele Parlamento, bem como solicitamos providências por parte do Ministério Público sobre o ocorrido.

 


Manifestamos nossa total solidariedade à Presidenta e Senadora Gleise Hoffmann, a todas as mulheres que atuam na política, a Bancada do PT em Canoas e em especial a vereadora e Presidenta do PT no município Maria Eunice Dias Wolf.

 

 

Secretaria e Coletivo Estadual de Mulheres do PT/RS
Executiva Estadual do PT/RS

 

 

Fonte: Rita Garrido / STIMMMEC

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Visit Us On FacebookVisit Us On Youtube