Sindicato acerta nos ajustes e mantém investimentos e atendimento para a categoria

Conforme divulgação realizada anualmente, o Sindicato apresenta nesta edição do Informativo A Vez e a Voz a sua Prestação de Contas 2019, como forma de mostrar à categoria com transparência as despesas e investimentos da entidade no exercício de 2019. Cabe destacar inicialmente que desde 2017, a entidade vem realizando ajustes para manter-se como ferramenta de representação ativa e eficaz aos metalúrgicos da base de Canoas e Nova Santa Rita, esforço que propiciou o encerramento do exercício com equilíbrio nas contas.

Estrutura de atendimento aos associados: nossa sede social

Nos últimos dois anos (2017/2018), a entidade trabalhou com déficit (despesas superiores a arrecadação) no fechamento das suas contas. Para que ocorresse o equilíbrio em 2019, houve significativa redução em despesas nos setores administrativo, serviços gerais, da diretoria e comunicação, o que não significou queda na qualidade do atendimento presencial aos associados na sede ou nos canais de diálogo entre o Sindicato e a categoria.

Na sede, todos os serviços administrativos foram mantidos, apesar de necessário ajuste no quadro de funcionários. O espaço físico também se manteve e os atendimentos para homologação e acerto de mensalidade, assim como qualquer auxílio junto aos diretores, continuam disponíveis para todos os trabalhadores da base.

Assistência aos associados foi mantida de forma integral

No que diz respeito aos benefícios e à assistência prevista aos associados/as, o Sindicato não mediu esforços para manter a qualidade, principalmente nas áreas mais procuradas – assistência médica, assistência odontológica, assistência à saúde do trabalhador, assistência jurídica e comunicação-, destacando-se o departamento médico/odontológico que tiveram mantidos os dias e o número de atendimentos, sem qualquer redução dos serviços prestados aos associados.

Comunicação: novas ferramentas e plataformas (aperfeiçoamento permanente)

Com um canal de whatsapp ativo para repassar informações e esclarecer dúvidas, o Sindicato passou a estar mais próximo da categoria, otimizando a prestação de auxílio aos trabalhadores. Hoje, já são mais de mil metalúrgicos em contato direto com a entidade, via listas de transmissão, além das demais plataformas de comunicação (Facebook e Instagram). Os jornais também são enviados pelos canais, além da distribuição impressa nas fábricas, e o acesso a informações e notícias está mais constante para a categoria.

Veraneio garantido na Colônia de Férias

Mais uma vez, a constante manutenção na Colônia de Férias da categoria garantiu o veraneio dos trabalhadores na temporada 2018/2019. O amplo investimento em 2016, que incluiu pintura, renovação dos utensílios dos apartamentos, melhorias na área do camping e, principalmente, a adequação do ambiente às normas do PPCI, foi determinante para que em 2019, a necessidade de manutenção tenha gerado gastos menores. Como exemplo, a aquisição de colchões novos a alguns apartamentos e pequenos ajustes na estrutura foram suficientes para garantir o pleno funcionamento do ambiente.

Segundo levantamento do Sindicato, na última temporada de veraneio ocorreu a locação de 350 apartamentos durante as 10 semanas de alta temporada. “Isso comprova a relevância dos espaços de lazer, que são disponibilizados aos associados e seus dependentes com taxas acessíveis e estrutura de qualidade”, analisa Flávio Souza, tesoureiro da entidade.

Se você acha que o Sindicato pode mais, venha conosco!

Associado/a tem papel importante no quilíbrio das contas da entidade, conforme os resultados obtidos na Prestação de Contas do exercício de 2019. Com o fim do Imposto Sindical em 2017, a partir da Reforma Trabalhista, o orçamento do Sindicato sofreu significativa redução. No entanto, com a ajuda de trabalhadores/as conscientes do verdadeiro papel do Sindicato junto à categoria, foi possível reorganizar a casa e garantir o auxílio devido aos metalúrgicos de toda a base.

Ainda que o Sindicato conte com a Taxa Negocial, prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e destinada ao custeio das negociações coletivas, a mensalidade dos associados é a verdadeira representação da solidariedade junto à classe trabalhadora, pois garante a permanência de assistência social, ainda que básica, principalmente aos trabalhadores/as da categoria de empresas menores, sem benefícios e/ou auxílios além dos ganhos salariais. “O Sindicato é apenas uma ferramenta, um espaço de convergência dos trabalhadores, que devem tomar consciência da necessidade de solidariedade uns com os outros. Somente assim a luta é efetiva e traz resultados concretos.”, reforça Paulo Chitolina, presidente do STIMMMEC.

Confira o Demonstrativo de Receitas e Despesas Exercício 2019

JORNAL 382_page-0002