Mudanças no mundo do trabalho e os desafios para reestruturar o movimento sindical é tema de seminário da FTM-RS

 

O seminário sobre relações sindicais “Mudanças estruturais no mundo do trabalho: Desafios para a reestruturação do movimento sindical e do sistema de negociação coletiva” será realizado na segunda-feira (28), às 9h, na sede do Sindipolo (Av. Júlio de Castilhos, 596/8° andar, centro, Porto Alegre).

 

A atividade é promovida pela Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) e terá como palestrantes o sociólogo e diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio; o coordenador da Comissão de Negociação da CCT do Simers, Edison Hauser; o vice presidente do Sinmetal, coordenador da Comissão de Negociação da CCT do Sinmetal e vice coordenador da Contrab-FIERGS, Guilherme Scozziero o secretário de Finanças da FTM-RS, Milton Viário.

 

O objetivo do seminário é debater e criar respostas para reestruturar a organização sindical para que continue capaz de representar os interesses dos trabalhadores diante das atuais complexidades: as transformações que estão alterando os postos de trabalho, as ocupações, os empregos, as profissões, as formas de contratação, a jornada de trabalho e as formas de proteção, laboral e social.

 

Por isso, é fundamental construir um novo modelo de relações sindicais, com capacidade para negociar e estabelecer compromissos que promovam ocupação de qualidade e protegida para todos e seja capaz de dar soluções aos conflitos.

 

O desafio de todos os dirigentes, neste momento, é pensar a reestruturação do sindicalismo para que os trabalhadores adquiram capacidade de se tornar protagonistas nesse processo de transformação, colocando seus interesses e visão de mundo na construção da sociedade e da economia do futuro com justiça, igualdade, solidariedade e paz para todos.

 

Fonte: FTM-RS

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Visit Us On FacebookVisit Us On Youtube