Metalúrgicos da CUTRS debatem pauta da campanha salarial e próximas mobilizações da categoria

Os trabalhadores metalúrgicos do Rio Grande do Sul estiveram reunidos, na manhã de terça-feira (10), na Plenária Estadual da Federação dos Metalúrgicos do RS (FTMRS), em Porto Alegre. O encontro reuniu representantes dos 29 sindicatos filiados para definir a pauta da Campanha Salarial 2018 que será encaminhada aos sindicatos patronais da categoria até o final do mês.

 

Advogada Lídia Woida fez a leitura da minuta do TAC aos presentes / Foto: Matheus Leandro / STIMMMEC

A assessoria jurídica da FTMRS, representada pelos advogados Lídia Woida e Lauro Magnago, do escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados, informou aos presentes detalhes sobre o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Trabalho da 4ª Região que estabelece regras para que os sindicatos dos metalúrgicos do Rio Grande do Sul definam com a categoria a sustentação financeira das entidades.

 

Após as alterações estabelecidas pela Reforma Trabalhista, através da Lei nº 13.467/2017, de retirada da compulsoriedade do recolhimento do Imposto Sindical, os metalúrgicos CUTRS optaram por não questionar junto ao Judiciário a manutenção do imposto. Desta forma, a assinatura do TAC é um marco ao garantir para os sindicatos um instrumento, estabelecido através de um consistente embasamento legal, que permitirá que a sustentação financeira dos sindicatos seja estabelecida em assembleia da categoria.

 

Os dirigentes metalúrgicos, após uma análise de conjuntura sobre a prisão do ex-presidente Lula e as consequências drásticas que isso acarreta para a democracia e para os interesses da classe trabalhadora, decidiram, por unanimidade, criar comitês sindicais para debater com os trabalhadores a mobilização em prol da libertação de Lula.

 

A plenária também aprovou a prestação de contas da FTMRS e elegeu a comissão eleitoral do pleito para a nova direção da entidade que acontecerá ainda no primeiro semestre do ano.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FTMRS

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Visit Us On FacebookVisit Us On Youtube