Jornada Esportiva 2018: integração e troca de experiências na categoria metalúrgica

Todos os anos o Sindicato realiza a Jornada Esportiva dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita. Com entrada gratuita, as competições podem ser acompanhadas pelo público geral, que costuma organizar as torcidas e marcar presença nas arquibancadas do Ginásio de Esportes da entidade.

 

 

A quinta edição, que tem como atração principal as disputas entre equipes de futsal, mas que também conta com torneios de bocha e boliche, está com as inscrições abertas. Elton Scherer, conhecido como Faustão, é o realizador do evento, por meio da Comissão Organizadora de Eventos Esportivos. Ele conta que a realização destas atividades é uma maneira de trazer os associados(as) para dentro do Sindicato, até para conhecer a estrutura. “Tem muitos associados e muita gente que trabalha na área metalúrgica que ainda não conhece do Sindicato, então os torneios são uma grande oportunidade”.

 

 

A Jornada Esportiva foi criada a partir da inauguração, em 2012, das áreas de lazer do Sindicato, que contam com cancha de bocha e boliche, além de um espaço para os associados(as) confraternizarem. Como parte da integração da Jornada, as equipes inscritas participam de um churrasco, que tem como objetivo a troca de ideias e experiências, tanto na área esportiva quanto na área profissional dos participantes.

 

 

Nos últimos anos, o número de equipes participantes ficou entre 10 e 15 inscrições. Os times podem ser formados por associados, dependentes de associados e amigos, podendo ser mista a composição entre as fábricas. Os jogos ocorrem no Ginásio de Esportes e nas áreas de cancha, localizados na sede do Sindicato. O Futsal é divido por grupos, todos contra todos. Na próxima fase, as equipes escolhem por fazer mata-mata, mas a fórmula de disputa a sempre é definida juntamente com as equipes no congresso técnico, onde fazemos o sorteio e a fórmula de disputa. Na bocha e no boliche, são feitas duplas, e geralmente o torneio ocorre em um único dia.

 

 

Jornada Esportiva 2017

 

 

Referente à edição do ano passado, Faustão afirma que foi um dos campeonatos mais parelhos que já teve, onde quase todas as equipes estavam tecnicamente iguais. “Tinha uma ou duas equipes que eram um pouco mais fracas na questão coletiva, mas não individual”, lembra.  A equipe vencedora foi a Biometal e a vice campeã a Forjasul.

 

 

Em relação às regras, o regulamento da competição é cumprido à risca. “O pessoal pode vir torcer, xingar, o que quiser, mas nada de agressão, até porque tem no regulamento o artigo 20, parágrafos 6,7 e 8, onde se faz referência a isso: o capitão responsável pela sua equipe é responsável pelos seus atletas, dirigentes e torcedores”.

 

 

Para os interessados em participar, as inscrições seguem abertas até o final do mês. O congresso técnico será marcado para o início de julho e logo em seguida se dará o início da competição. Para participar, a pessoa precisa entrar em contato com a Comissão, pegar a ficha de inscrição – também disponível no Sindicato – e inscrever sua equipe. O contato direto da Comissão é (51) 99336-4664.

 

 

Fonte: STIMMMEC

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Visit Us On FacebookVisit Us On Youtube