Homenagens e referências a importância da classe metalúrgica marcam cerimônia de posse da nova direção da FTM-RS

Mais de cem pessoas prestigiaram a posse da nova diretoria da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (19). A solenidade marcada por homenagens e manifestações em defesa da classe trabalhadora foi realizada no salão de festas do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região, seguida de um coquetel com produtos dos pequenos agricultores.

 

 

O novo presidente será Lírio Segalla Martins Rosa, garantiu estar honrado pela tarefa que está assumindo e destacou a importância do trabalho coletivo. “É uma entidade que trabalha em prol da unidade e construiu isso com muita seriedade. A nossa Federação é referência em todo o país pelo trabalho que faz”.

 

 

Para ele, a categoria metalúrgica é estrutural para o desenvolvimento do Brasil como nação. “Somos o pilar da CUT, estamos na linha de frente de diversas lutas e não é a toa que construímos a maior liderança desse país, que é o nosso presidente Lula”, declarou Lírio.

 

 

Como desafios para o período, ele salientou que a principal tarefa é o enfrentamento à reforma trabalhista, o fortalecimento das Convenções Coletivas de Trabalho e articulação com os demais sindicatos e movimentos sociais para enfrentar a luta de classe. “Esse golpe está servindo para politizarmos e conscientizarmos as pessoas”, encerrou ele.

 

 

A nova direção foi empossada pelo presidente da CUT-RS, Marizar Mansilha de Melo desejou uma boa gestão aos novos dirigentes e declarou que a Central tem como tarefa e responsabilidade de eleger e reeleger representantes da classe trabalhadora. “E isso parte do trabalho feito por entidades de referência como a Federação”.

 

 

Despedida e homenagem

 

 

Deixando a presidência da Federação, Jairo Carneiro resgatou um pouco de sua história de mais de 40 anos de militância, referência para muitos dirigentes sindicatos, e se definiu como um privilegiado. “Saio da Federação muito feliz porque sei do trabalho que construímos ao longo dos anos e principalmente, conheço quem vai continuar à frente desse trabalho. Sei da qualificação dos nossos dirigentes”, disse ele.

 

 

Bastante aplaudido, Jairo garantiu que “saio das responsabilidades, mas estarei sempre na luta. Ligarei na madrugada para saber quem está nas portas das fábricas”.

 

 

Ademir Bueno, diretor da FTM-RS, citado por Jairo como um exemplo de dirigente sindical, entregou em nome dos metalúrgicos da CUT-RS uma placa e uma cesta em homenagem à história de luta e coerência de Jairo.

 

 

Representatividade

 

 

O secretário geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) Loricardo de Oliveira falou sobre o cenário nacional da indústria e também salientou a história de luta da categoria. “Aqui no Rio Grande do Sul, que sempre foi um estado de vanguarda, somos encabeçados pela FTM e temos sindicatos fortes e combativos. Isso nos coloca na linha de frente em diversos espaços para discutir os rumos do desenvolvimento do país”, declarou Loricardo.

 

 

Representando o MST-RS e a Via Campesina, Cedenir de Oliveira também ressaltou a importância da categoria metalúrgica na história do país e do RS. “É uma entidade parceira fundamental para a manutenção de direitos e da democracia. Ainda mais neste contexto pós-golpe, que acirrou a luta de classes”.

 

 

Também participaram da solenidade, o presidente licenciado da CUT-RS, Claudir Nespolo, o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico, o deputado federal Marco Maia e diversas lideranças de federações sindicais e movimentos sociais.

 

 

A nova direção foi eleita para o período 2018-2021, no dia 14 de junho.

 

 

Confira a nominata

 

 

Presidente: Lírio Segalla Martins Rosa
Vice-presidente: Ademir Acosta Pereira Bueno
Secretário geral: Flávio José Fontana de Souza
Secretário de formação e política sindical: Paulo Chitolina
Secretário de imprensa e divulgação: Enio Lauvir Dutra dos Santos
Secretária de saúde: Alfredo Elenar Rodrigues Gonçalves
Secretário de finanças: Milton Luis Leorato Viario
Secretário adjunto de finanças: Ailson do Nascimento
Coordenador da região Sul: Jorge Reinaldo Leite Barreto
Coordenador da região da grande Porto Alegre: Claudir Antônio Nespolo
Coordenador da região da Serra: Gilberto de Moraes Saraiva
Coordenador da região do Planalto: Alcidir Antoninho de Andrade
Coordenador da região das Missões: João Roque dos Santos
Coordenador da região da Fronteira: Adolfo Celoni da Rosa
Coordenador da região Central: Alex Teixeira de Oliveira

 

 

Diretores efetivos
Alessandro Nunes da Rocha
Vanessa Saldanha Fonseca
Rogério De Matos Alves
Marcelo Schaffer
Adilson Pacheco
Quintino Marques Severo
Francisco Pedroso Laurindo
Saulo Monte de Aguiar
Jorge Luiz Silveira de Carvalho
Vagner da Silva
Paulo G. Gonçalves da Costa
Claudio Roberto Campos Rolim
José Ilso Silva Junior
Celso Adam
Paulo Renato Kichel

 

 

Conselho fiscal – efetivos
Sávio André dos Santos
Alexson José da Silva
Jorge Luis Ramos

 

 

Conselho fiscal – suplentes
Luiz Sergio de Ávila Machado
Edite Machado dos Santos
Miguel Kaipper Maciel

Texto: FTM-RS

 

 

Confira algumas fotos abaixo:

 

 

 

Imagens – Matheus Leandro (STIMMMEC)

 

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Visit Us On FacebookVisit Us On Youtube